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Biometria a favor da Saúde pública

Acabar com fraudes no segmento da Saúde pública é um grande desafio para os estados brasileiros, já que cada região tem de administrar seus próprios projetos clínico-hopitalares. Como é o caso da Planserv, o portal do Servidor Público da Bahia, responsável por dar assistência e garantir os benefícios médicos aos funcionários a serviço do estado baiano.
O plano de assistência hospitalar da Bahia possuía um cadastramento simples, baseado em cartão Planserv e certificados de identidade dos associados, o que gerava insegurança em relação à comprovação da autenticação do beneficiário, conta Rodrigo Vilas Boas, coordenador de comunicação da Planserv. Segundo ele, as fraudes contra a rede de Saúde ao servidor público eram recorrentes, em especial no interior do Estado. As fraudes eram facilitadas pelo volume de usuários do serviço e pela falta de fiscalização adequada.
Mas, desde abril de 2010, a Planserv utiliza o sistema de biometria da 7COMm, o BioConnect 7, para assegurar a identidade dos pacientes atendidos e assim eliminar as tentativas de golpes fraudulentos. Em entrevista à Risk Report, Vilas Boas explica as vantagens da ferramenta de autenticação biométrica e os impactos da segurança na gestão da Saúde.
Risk Report: Qual o diferencial alcançado com a solução BioConnect7 em relação à segurança?
Rodrigo Vilas Boas: O poder de controlar o uso correto do plano pelo beneficiário de uma forma prática e eficiente, coibindo as fraudes tanto na capital como no interior do Estado.
RR: Quais são vantagens a biometria trouxe para o atendimento, gestão e eficiência da Saúde?
RVB: A solução da 7Comm foi compatível para interface com nosso sistema de uma forma simples para utilização pela área de atendimento dos prestadores. Além da compatibilidade, houve um grande ganho econômico, no qual o Planserv utilizou na modernização dos processos.
RR: Quais são as expectativas da Planserv em relação à solução implementada?
RVB: A expectativa é o uso correto da assistência pelos participantes do plano, gerando uma economia substancial. Com isso, teremos verba para reinvestir nos processos internos, agregando melhor atendimento aos beneficiários e aos prestadores com valores mais justos.
RR: A Planserv pretende adquirir novas ferramentas tecnológicas?
RVB: Sempre estamos inovando, utilizando cada vez mais a tecnologia a favor de nossos beneficiários e prestadores. Recentemente, criamos um novo conceito de envio de contas médicas, o Captador Online. Atualmente, estamos criando e aperfeiçoando a aplicação Mobile, permitindo o uso do sistema nos dispositivos móveis, tais como celulares e ipads. Estamos, também, gerando melhorias visando tornar o sistema do Planserv mais rápido e confiável.
Fonte: Decision Report

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