O mercado global de terceirização de serviços de TI deve registrar uma taxa de crescimento anual composta de 6% até 2022. Segundo uma pesquisa divulgada recentemente, o Brasil e a América Latina terão um papel significativo neste resultado. De acordo com o estudo, a expectativa é de que a região seja um dos futuros mercados que impulsionarão o aquecimento.
Inegavelmente o trabalho revela que o setor de terceirização de serviços de TI está atualmente em uma fase de evolução. Aliás, os responsáveis pelas análises afirmam que o segmento será ainda mais impulsionado pelas inovações tecnológicas e pela demanda por melhorias na relação custo-benefício.
De maneira previsível, a Beroe, empresa de inteligência de compras e autora do estudo, apresenta regiões desenvolvidas como as mais avançadas no uso deste instrumento. Nesse sentido, saem na frente a Europa Ocidental, América do Norte e algumas partes da APAC (China, Índia, Austrália e Cingapura).
Mercados emergentes oferecem vantagem de custos
Por outro lado, mercados emergentes e em desenvolvimento como Filipinas, Polônia, Brasil e Egito, são citados como grandes promessas. Isto porque existe nestas nações a oferta de vantagens de custo em termos de força de trabalho e conjuntos de habilidades.
Com efeito, o mercado de terceirização de serviços de TI é impulsionado por serviços e tecnologias de computação do usuário final. Assim sendo, automação e virtualização de processos são atividades bastante demandadas. Então esses fatores juntamente com a terceirização de serviços de segurança e a adoção da nuvem, impulsionarão o mercado nos próximos 3 a 5 anos.
Além disso, o estudo analisa o impacto do surgimento do processo de RPA (automação de processos robóticos) como possível ameaça ao mercado de terceirização. Entretanto a conclusão é de que os desenvolvimentos tecnológicos como inteligência artificial (IA) diminuem essa ameaça. De acordo com os analistas, IA e outras inovações ajudaram a atualizar o RPA. Desta forma o conceito atual é de RPA cognitivo ou RPA inteligente, no qual a automação pode ser estendida a operações que exigem julgamentos subjetivos. Isto permite a continuidade na demanda por terceirização dos serviços de TI.
Diferenciação do serviço é vantagem competitiva
Finalmente, a pesquisa mostra que apesar da concorrência e dos desafios, alguns fornecedores estão crescendo com base na diferenciação do atendimento. Essa vantagem competitiva tem sido verificada principalmente no foco geográfico do mercado e nos serviços oferecidos.
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