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Inteligência artificial é arma contra a falta de inteligência de perder vendas no final do ano

As empresas gastam muito dinheiro e energia todos os anos para atrair clientes e com a chegada da euforia consumista do final do ano esperam ansiosamente a recompensa por todo este investimento. Costumeiramente a primeira parte do plano é bem-sucedida. As pessoas realmente sentem o impulso de comprar, mas aí surge um problema difícil de aceitar. Por causa da verificação de um aumento muito acima da média do padrão de consumo do cliente, os sistemas de detecção de fraudes tanto dos e-commerces quanto das lojas físicas e também das operadoras de cartão acabam considerando as transações suspeitas e impedindo a realização da aquisição.
O fato já causou prejuízo a muitos varejistas recentemente na Black Friday e deve se repetir no período do Natal e Ano Novo, quando segundo especialistas, as pessoas costumam consumir num volume até seis vezes maior do que o tradicional.
Em um comunicado divulgado à imprensa recentemente, a empresa de marketing digital Raccoon cita a informação de que no mundo todo, existem estimativas de que são perdidos cerca de US$118 bilhões em compras canceladas erroneamente.
Neste sentido, cada vez mais a Inteligência Artificial se consolida como uma das mais potentes armas para eliminar esta perda.  Isto porque ela possibilita a realização de uma análise de segurança com muito mais assertividade, identificando irregularidades somente quando elas realmente existem.  Assim, ganham tanto os consumidores, que ficam livres do constrangimento de ter uma compra negada e da decepção de perder ofertas de ocasião, e também são beneficiados os comerciantes, que podem finalmente obter a lucratividade esperada após todo o esforço de marketing descrito no início do texto.
Pensando nisto, a Mastercard, por exemplo, uma das maiores empresas de cartões de crédito do mundo anunciou recentemente o lançamento do Decision Intelligence, uma solução baseada em Inteligência Artificial cujo funcionamento consiste em aprender e entender os gastos de cada usuário da bandeira para aprimorar a experiência de pagamentos a nível global.
Essas e outras iniciativas ao redor do mundo parecem sinalizar com a forte tendência de que a Inteligência Artificial seja o ponto de equilíbrio entre o medo do prejuízo com a fraude e o prejuízo certo com a negação da transação.

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