Menu fechado

Os benefícios da tecnologia Open Banking

A segunda-feira desta semana, primeiro dia de fevereiro, foi marcada pela estreia da fase 1 do Open Banking, a plataforma de tecnologia que vai conectar todo o sistema financeiro nacional. Regulado pelo Banco Central (BC), promete revolucionar o mercado para bancos, parceiros e consumidores. A sua operação estará concluída até o final de 2021, quando serão completadas as suas quatro etapas, com data prevista para 15 de dezembro.

Mas ingressar no ecossistema Open Banking ou aprimorar o conceito exige a escolha de uma tecnologia segura, além de eficiente suporte técnico e consultoria estratégica de excelência. A tecnologia Open Banking da WSO2 atende a todos os requisitos de serviços bancários abertos em conformidade com os padrões e fornece as principais tecnologias do setor para serviços financeiros ágeis transformados digitalmente. Aborda todas as operações de gerenciamento do ciclo de vida da API – peça-chave para integração. E promove muitos benefícios. Conheça alguns deles, que apresentamos a seguir.

Open Banking: APIs sob controle

A melhor tecnologia para garantir o sucesso da implementação do Open Banking é a que consegue simplificar e suportar toda a operação. A solução WSO2 traz recursos técnicos de gestão de API, que está no centro dessa transformação, apoiados por elementos de negócios e sociais. Inclui documentação, atividades e estratégias de evangelismo, para estender um portal de desenvolvedor em um mercado interno ou público de API.

Um dos pontos interessantes é que proporciona a um grupo diversificado de desenvolvedores de aplicativos e empreendedores, por exemplo, usar e reutilizar suas APIs para criar valor personalizado e inovador aos consumidores e mercados-alvo. Atende a diferenciais competitivos como o portal do desenvolvedor de APIs completo, com um catálogo de APIs centralizado. Dessa forma, desenvolvedores de aplicativos podem descobrir, assinar e testar APIs e se envolverem com o banco.

Uma outra grande vantagem é poder publicar as APIs de serviços financeiros construídas sobre uma base de padrões experimentados e testados da indústria, globalmente, em instituições financeiras de todos os portes.

Open Banking: Dados em segurança

Garantir a proteção de dados no Open Banking é um desafio, especialmente em razão da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). É preciso que seja intensificado o gerenciamento de riscos para manipular as informações de maneira segura. A tecnologia é grande aliada nesse processo.

A solução WOS2 traz suporte integrado para perfis de segurança OpenID Connect Financial Grade API (FAPI), padrão da indústria global, e está alinhado ao protocolo de autenticação padrão da indústria OAuth 2.0, com suporte para OpenID Connect com fluxo híbrido e autenticação de cliente baseada em MTLS. Estes recursos proporcionam forte proteção, sem contar com o suporte a diferentes protocolos de mensagem, tipos de mensagem e formatos.

É importante que a tecnologia proporcione pontos de integração com sistemas de core banking populares com recursos para mediar entre o legado ou o core digital e outros sistemas bancários e a biblioteca de APIs de Open Banking do banco. E este é mais um recurso da solução.

Além disso, permite a conexão de sistemas em silos e superação de desafios da tecnologia legada. Dessa forma, equipes internas, parceiros e consumidores podem mostram o valor de serviços e dados que residem em seus bancos de dados.

Análise de dados estratégicos

O acesso a dados não é mais um grande desafio e sim a sua análise. Transformá-los em informações estratégicas é o pulo do gato em arenas altamente competitivas como o setor bancário. O open Banking, como em sua real definição, denota um sistema bancário aberto, em que há compartilhamento de dados valiosos. Ganha destaque quem garante sua proteção e análise.

A análise de dados proporciona serviços inovadores e produtos mais personalizados. Por isso, são vitais recursos de integração extensiva incorporados para mediação entre os sistemas do banco e os sistemas analíticos modernos, tanto internamente quanto com parceiros externos. É o que oferece o Open Banking WSO2.

Além disso, permite explorar novos insights de clientes e negócios a partir de dados prontamente disponíveis para construir novas propostas de valor a clientes individuais e corporativos, agilizando e automatizando processos.

A tecnologia traz muitos outros benefícios para o negócio. Por isso, é importante se preparar para esse novo conceito. O passo inicial é buscar consultoria especializada para avaliar o ambiente (infraestrutura e sistemas) e ingressar na jornada de evolução com segurança e conformidade.

A 7COMm presta consultoria personalizada para agilizar esse processo de maneira estratégica e segura. Orienta cada etapa da jornada e oferece produtos e serviços especializados alinhados à essa nova geração do mercado financeiro brasileiro. Para saber mais sobre como a 7COMm pode acelerar a sua evolução no Open Banking, acesse aqui.

Post relacionado