O avanço do Open Insurance promete transformar o mercado de seguros no Brasil. Dividido em três fases, o setor precisa acelerar o alinhamento com as mudanças presentes e futuras. Assim, teremos um novo Sistema de Seguros Aberto, que permite aos consumidores a possibilidade de compartilhar suas informações com diferentes empresas autorizadas pela Susep (Superintendência de Seguros Privados).
Assim como no Open Banking, e agora em seu conceito mais amplo, o Open Finance, o Open Insurance trará um grande ganho para as empresas e consumidores em uma arena mais disputada e com mais oportunidades.
“A 7COMm participa desde o começo do Open Banking, ainda em suas especificações beta. Desenvolvemos metodologias, temos um time com grande vivência no setor financeiro e de seguros, e agora também na criação do ecossistema Open, e uma solução que pode ser utilizada tanto on premise como no modelo SaaS. Temos clientes e conhecemos as etapas do processo de Open Insurance, que estão sendo semelhantes na sua montagem ao Open Banking”, garante Maurício Augusta, Head de Professional Services da 7COMm.
A evolução das etapas do Open Insurance é muito semelhante ao Open Banking, com interoperabilidade dos sistemas, compartilhamento de dados dos clientes, com sua prévia autorização, a montagem das APIs de acesso e de compartilhamento, das APIs de negócios, entre outros procedimentos.
Além disso, a característica comum aos projetos Open é que o cliente é dono dos seus dados, deslocando o poder de decisão para suas mãos, o que deve gerar mais competitividade no mercado. Assim como estimula o surgimento de novos players. No Open Banking, profusão de Fintechs, e no Open Insurance, com as Insurtechs.
Com certeza, nesse processo, a partir de toda a experiência da 7COMm no Open Banking e do seu conhecimento no mercado de seguros – tanto em tecnologia como no negócio – estamos na liderança no processo de transformação do Open Insurance.
Plataforma madura
Um ponto importante é a construção da solução. “Temos uma plataforma madura para atender aos players no Open Banking, que também responde às necessidades e normas do Open Insurance com pequenas customizações. Estamos no aguardo das últimas especificações para realizar novos ajustes e consolidar a nossa solução 7COMm Open Insurance”, destaca Augusta. Com a possibilidade de ser utilizada tanto on premise como em regime de SaaS, de acordo com a cultura e desejo dos clientes.
“Nossa estratégia é trabalhar em todas as etapas do Open Insurance. Estamos presentes desde a análise dos negócios às informações e especificações da SUSEP, que geram customizações. Dominamos o negócio e atuamos no desenvolvimento das soluções, entrando com o nosso produto e o suporte da operação”, explica o executivo.
Na prática, a plataforma da 7COMm acelera a migração das companhias ao mundo Open Insurance por meio de um conjunto de serviços e APIs que fazem a integração com o back-end das instituições. Incorpora padrões de segurança robustos alinhados à solução.
A 7COMm traz uma bagagem importante para uma melhor jornada: o know-how e o sucesso das implementações de nossa plataforma no Open Banking e a experiência acumulada de 35 anos nos mercados financeiro e de seguros. Atributos que garantem o nosso sucesso e o melhor retorno do investimento de nossos clientes.
Etapas do Open Insurance
- Etapa 1: Open Data – dezembro de 2021 a junho de 2022
- Etapa 2: Compartilhamento de dados pessoais – setembro de 2022 a junho de 2023
- Etapa 3: Serviços – dezembro de 2022 a junho de 2023
Para saber mais sobre como a sua empresa pode acelerar a adequação ao Open Insurance, entre em contato com nossos especialistas.