Toda cultura corporativa é única, mas isso não significa que não possa ser flexível e, portanto, aceitar outras abordagens e formas de atuação. Nós, da 7COMm, acreditamos em uma atuação conjunta, baseada na interseção e no diálogo cultural, tendo como base o sentimento de pertencimento e a propriedade dos nossos valores.
Nossa filosofia parte dos valores da simplicidade, como forma de minorar conflitos e ampliar a eficiência. Sendo assim, praticamos todos os dias comprometimento e sentido ético, relacionamento voltado à qualidade no atendimento, criatividade e inovação, tudo isso valorizando nosso capital humano e com foco na sustentabilidade.
“Quando integramos novos profissionais, eles precisam estar em sintonia com esses valores, afinal, são eles que os levarão adiante no dia a dia dos projetos.”, aponta Rodrigo Popest, líder do Squad de Desenvolvimento da 7COMm.
De acordo com Popest, existem diferentes abordagens e formas de atuação tanto em clientes como no contato com outras consultorias parceiras em projetos. É preciso respeitar essas diferenças. “No entanto, acreditamos que minorar os atritos e fazer do diálogo uma ferramenta são ações primordiais, em qualquer etapa do projeto, para agregar o melhor de cada cultura.”.
A forma de passar valores e cultura da 7COMm parte da não imposição e da informalidade na transmissão desses conceitos no dia a dia por meio de ações e práticas, prossegue o executivo. Outra base importante para esse contato é o uso de metodologias ágeis e de uma gestão horizontal, na qual todos os colaboradores têm acesso aos gestores para estabelecer o melhor diálogo.
Desde o kick-off de um projeto, todas as áreas, até o departamento comercial da 7COMm, sabem que é preciso deixar clara a definição cultural da empresa. O que é seguido em todos os momentos como em reuniões, reports, revisões e demais contatos dos colaboradores com clientes e parceiros.
Quebrando barreiras
A preocupação constante da 7COMm é a disseminação dessa cultura, sempre atenta às visões e nas diferentes formas de abordagem. “Existe uma dificuldade de sair da zona de conforto. Não vamos prevalecer a nossa cultura, mas colocar nossas práticas e fazer uma interseção de culturas, absorvendo o que existe de bom no cliente. Somos, de fato, flexíveis”, explica Popest.
Nessa jornada, o mercado aprendeu valiosas lições no auge da pandemia e com o avanço do digital. “Percebemos a cada dia que os clientes têm se mostrado mais flexíveis e abertos. Sem contar que o perfil mais ágil e informal das startups acabou influenciado essa mudança.”.
Para Popest, a 7COMm segue como agente dessa transformação por meio da sua cultura, experiência em transformação digital e compartilhamento de boas práticas. “Hoje, nossos clientes e prospects conhecem a nossa forma de atuação e valores e os reconhecem como um diferencial importante na condução e agilidade de projetos, agregando valor”, destaca.
A absorção e a troca entre culturas diferentes também é um fator relevante na fidelidade dos clientes e na continuidade dos projetos, na avaliação de Popest. “E um importante diferencial que contribui também para reduzir turnover, muito abaixo da média do mercado. Todos ganham”, finaliza Popest. Desta forma, é possível observarmos com mais clareza o engajamento e sinergia entre os times promovendo um ambiente de trabalho seguro e agradável, que resulta na motivação, produtividade e constante entrega de valor aos serviços e produtos dos clientes que a 7COMm atua.
Se a sua empresa quer entregas de projetos alinhados à sua cultura e valores, com agilidade, flexibilidade e total integração, consulte os especialistas da 7COMm.