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Open Insurance: compartilhamento de dados para melhores serviços

Open Insurance: compartilhamento de dados para melhores serviços

O setor de seguros está preparando o Open Insurance, um ecossistema próprio de compartilhamento e circulação de dados por meio de APIs abertas, com consentimento do consumidor. A proposta, regulada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), deve beneficiar tanto o segurado, como a seguradora. Multiplicando as opções de relacionamento entre as prestadoras de serviços e os consumidores. 

Um dos benefícios que a Susep espera com o Open Insurance é o uso inteligente dos dados dos clientes a favor de melhores serviços e preços. De um lado, as seguradoras conseguirão ofertar algo personalizado, que faça sentido às necessidades dos consumidores. Com o oceano de dados disponibilizados, as empresas também podem buscar clientes que antes nem enxergavam. 

Na outra ponta, as mudanças devem trazer mais “empoderamento” aos clientes quando buscarem por um serviço de seguro. Isso porque o sistema vai democratizar o acesso de ofertas mais adequadas e a comparação de preços, além de levar à redução de valores para quem está adquirindo o serviço. 

Além de melhores serviços para o consumidor final de seguros, a Susep também espera, com o Open Insurance, estimular uma maior concorrência no setor e a conexão com o Open Banking. E ao término de ambos os projetos, criar o chamado Open Finance. 

Datas definitivas de implementação  

Assim como o Open Banking, o Open Insurance será implementado em fases, permitindo que o setor se organize e se adapte às mudanças. Com início previsto para 15 de dezembro de 2021, agora a expectativa é de que todas as fases estejam em prática até junho de 2023 segundo resolução da Susep publicada no fim de julho no Diário Oficial da União (DOU). 

Com a nova resolução, as três fases de implementação do Open Insurance ficam agendadas e definidas da seguinte forma: 

Fase 1: Open Data – 15 de dezembro de 2021 a 30 de junho de 2022 

Nesta etapa, de caráter mais burocrático, haverá o compartilhamento de dados públicos das seguradoras, como canais de atendimento e produtos disponíveis para seus clientes; 

Fase 2: Compartilhamento de dados pessoais – 1 de setembro de 2022 a 15 de junho de 2023 

Aqui serão incluídos os dados pessoais dos segurados. Como histórico de pagamentos, dados da apólice e sinistros e dados cadastrais referentes a seguros, previdência e capitalização, a partir do consentimento do cliente; 

Fase 3: Serviços de seguros – 1 de dezembro de 2022 a 15 de junho de 2023 

Por fim, esta será a fase de efetivação dos serviços. Com a realização de modificações/endossos, acessos, resgates e avisos de sinistros, com foco na melhoria da experiência dos clientes. Nesta fase, serão iniciadas as atividades de novas entrantes do mercado, as Sociedades Iniciadoras de Serviços de Seguros (SISS), a serem regulamentadas pela Susep. 

A 7COMm já está preparada para o Open Insurance. Entre em contato com nosso time de especialistas e saiba como fazer a integração e gerenciamento de APIs com agilidade, flexibilidade e segurança. 

Conteúdo assinado por Sergio Medeiros, Professional Services Especialist.

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