Que a tecnologia potencializa a eficiência operacional e a inovação nas empresas já sabemos. Não por acaso, os gastos mundiais com TI devem totalizar US$ 4,6 trilhões em 2023, um aumento de 5,1% em relação a 2022, de acordo com a última previsão do Gartner.
Estar antenado com o que será tendência e ser um early-adopter de tecnologias emergentes pode gerar o diferencial competitivo que levará as organizações à liderança em seu setor de atuação. Sem contar que transformações sociais e econômicas estão impactando diretamente os negócios, exigindo adequações para atender aos novos hábitos do consumidor.
Este artigo revela as principais tecnologias e tendências para 2023, que ajudarão a virar a chave de negócios de variados setores da economia ou mesmo abrir portas para novos mercados.
Web3 e Metaverso
Até 2026, 25% das pessoas passarão pelo menos uma hora por dia no Metaverso, segundo estudos do Gartner. Isso mostra como os consumidores estão cada vez mais receptivos a novas experiências digitais. A evolução dos aplicativos e ecossistemas Web3 que usam tecnologias blockchain (NFT e tokens) impulsionará cada vez mais a entrada de consumidores no Metaverso. Este ambiente imersivo potencializará o comércio de produtos digitais, sejam eles produtos físicos digitalizados, como roupas e livros, ou uma nova categoria que ainda não existe, mas que fará parte da nova economia no Metaverso: metamercados, meta shoppings, metaescritórios etc.
Internet das Coisas (IoT)
A expansão da tecnologia 5G e de redes específicas como a LoRa irá potencializar o crescimento da IoT no Brasil e no mundo. De acordo com a IoT Analytics Research 2021, os investimentos nessa tecnologia vão chegar a mais de US$ 400 bilhões em 2025 globalmente. Se em 2022 o número de dispositivos conectados era da ordem de 13 bilhões, em 2025 serão 25 bilhões de devices, um crescimento de quase duas vezes em apenas três anos. Além de crescer em números absolutos, a IoT irá avançar em áreas como saúde, indústria automotiva, cadeias de suprimento, entre outras.
Big Data e Advanced Analytics
A tomada de decisões estratégicas, baseadas em dados, é uma tendência que será ainda mais essencial em 2023. Segundo avaliação da TriggoLabs, o número de pessoas consumindo Analytics nas organizações aumentou acima da média em 2022. O uso de dados será cada vez mais vital às empresas, que precisam atender as demandas de um mercado cada vez mais competitivo e complexo, que exige respostas rápidas e assertivas.
Cientistas de dados em alta
Decorrente do item anterior, a demanda por cientistas de dados está em alta, em especial quando estes profissionais têm conhecimentos específicos de uma determinada indústria. A especialização é uma forte e clara tendência para os cientistas de dados, que devem aprofundar os conhecimentos de um mercado em particular para atingir demandas e expectativas cada vez mais competitivas do setor.
Cloud Computing
Praticidade, eficiência operacional e redução de custos são alguns dos ganhos obtidos com o uso de Cloud Computing nas organizações. Em 2023, a expectativa é de que as empresas migrem cada vez mais suas soluções para a nuvem, sempre investindo nos mais altos níveis de proteção de segurança cibernética e conectando aplicações e dados. Tudo para incrementar a prestação de serviços e melhorar a experiência do cliente, criando diferenciais para o negócio.
Identidade Digital
Em um contexto em que a cibersegurança atinge níveis críticos de importância em uma organização, soluções de identidade digital são essenciais para garantir a integridade dos dados de acesso aos sistemas e serviços. Iniciativas como o Open Finance, evolução do Open Banking, impulsionam a formação de uma economia de dados abertos, o que abrirá caminho para soluções de identidade digital unificadas, tanto públicas quanto privadas. A identidade digital também facilita para a empresa estar compliance com os protocolos da LGPD e cria mais oportunidades para serviços de pagamento seguros e robustos.
Interoperabilidade
A fragmentação do ecossistema de pagamentos exigirá que as redes de pagamento tenham muito mais interoperabilidade para manter a atratividade do serviço. O consumo feito em plataformas de mídia social, superaplicativos e novas formas multidimensionais de comércio exigem maior flexibilidade das soluções para garantir a perfeita integração com os novos espaços físicos e digitais que surgem.
Omnichannel
O consumidor brasileiro adquiriu novos hábitos de consumo após a pandemia e passou a comprar de forma híbrida, utilizando o varejo físico e o online. Pesquisa realizada pela All iN e Social Miner, em parceria com a Opinion Box, mostra que 60% dos brasileiros passaram a consumir desta forma. Um estudo divulgado pela Harvard Business Review confirma que 73% das pessoas combinam o físico e o digital na hora de comprar. Desenvolver uma estratégia omnichannel tornou-se vital para acompanhar essa transformação no consumo e isso envolve não só oferecer múltiplos canais de compra como também garantir que eles conversem bem entre si e que sejam integrados, propiciando uma experiência fluida e gratificante para o usuário.
Marketplaces – integração por APIs
A busca do consumidor por conveniência é outra mudança de hábito que está impulsionando a formação de marketplaces e parcerias em variados setores da economia. Para conectar estes distintos negócios, a integração dos serviços por meio de APIs torna-se chave crítica deste processo.
Novas regras para o PIX 2023
Em 20 de dezembro de 2023, o pagamento instantâneo atingiu 100 milhões de transações em apenas um dia. Agora, inicia 2023 repaginado, com novas regras, entre elas o fim do limite por transação e o surgimento das modalidades Pix Saque, que permite receber do estabelecimento o valor em dinheiro após a realização de uma transação; e o Pix Troco, em que o cliente realiza uma compra por Pix, transfere um valor maior do que o do produto e recebe o troco em espécie de volta. Essas novas funções podem fazer com que o Pix substitua os caixas eletrônicos – e as tecnologias bancárias devem dar suporte a esta demanda. Será?
Serviços financeiros e ESG
Um levantamento com 500 executivos do setor bancário revelou que mais de ¾ deles acreditam que os serviços financeiros precisam abordar questões sociais. Além disso, 64% dos executivos acreditam que os bancos estão atrasados em relação a outros setores no avanço das metas de ESG. Iniciativas de ESG no setor deverão ser potencializadas e catalisadas, em especial devido à crescente pressão do cliente e de demandas de mercado, como as novas regras que passam a ser exigidas pela B3.
Transformação Digital
O investimento em transformação digital seguirá crescendo a uma taxa anual de 15,5% até 2023, de acordo com uma pesquisa realizada pela IDC. Outras prioridades das empresas serão segurança e gerenciamento de riscos, estratégias de aplicações e integrações e infraestrutura e operações, segundo dados do Gartner.
A 7COMm está em linha com as evoluções e transformações tecnológicas que podem potencializar os resultados do seu negócio. Entre em contato com nossa equipe de especialistas para um 2023 de novas conquistas.