Menu fechado

Tokenização da economia e o papel do Drex nesse cenário

Tokenização da economia e o papel do Drex nesse cenário

A tokenização da economia está pavimentando o caminho para uma nova era financeira, trazendo uma série de transformações para o mercado financeiro e para o mundo dos negócios. É, sem dúvida, uma revolução que está em curso, considerando que marca uma mudança significativa na forma como os ativos são representados, negociados e gerenciados.  

Ao converter ativos físicos ou financeiros em tokens digitais baseados em blockchain, ela democratiza o acesso aos investimentos, facilita transações financeiras e promove a eficiência por meio da descentralização. Sem contar que a adoção da tokenização cria um cenário favorável a novas oportunidades de negócios. Empresas podem se beneficiar ao tokenizar ativos, como imóveis, obras de arte ou participações em empresas, permitindo divisibilidade, transferência instantânea e liquidez desses ativos de forma mais eficiente, em comparação com métodos tradicionais. 

Banco Central no controle 

O Banco Central do Brasil (BCB) desempenha papel vital na regulação e supervisão da economia tokenizada. Ele garante a estabilidade financeira, protege os investidores e estabelece diretrizes para a emissão e negociação de ativos digitais, assegurando a integridade do sistema financeiro e promovendo a confiança dos participantes. 

Nesse cenário emergente da economia digital, um outro ator importante é o Drex, ou Real Digital, que surge como peça-chave no contexto da economia tokenizada no Brasil. Criada em agosto de 2023, a moeda digital oficial do Brasil foi cunhada pelo BCB como Drex, uma extensão do dinheiro físico ainda sem precedentes, com lançamento oficial previsto para até o final de 2024. 

Visa modernizar o sistema financeiro, proporcionando uma moeda digital segura, eficiente e interoperável, capaz de impulsionar a inclusão financeira e a inovação tecnológica. 

Os testes em andamento com o Drex, conduzidos por consórcios e instituições financeiras, têm o propósito de avaliar a viabilidade técnica e operacional dessa nova modalidade de moeda. Além de validar sua tecnologia, esses testes visam compreender as implicações práticas do uso do Drex, antecipando desafios e oportunidades para sua implementação em larga escala e ajustes necessários. 

7COMm na linha de frente dos testes 

O Drex é uma plataforma que irá permitir a realização de vários tipos de transações financeiras com ativos digitais e contratos inteligentes, pois usa a tecnologia de registro distribuído (em inglês, Distributed Ledger Technology ou DLT). O DLT permite que as informações sejam armazenadas e editadas de forma compartilhada entre os participantes da rede, além de garantir a integridade e autenticidade dos dados. Os tokens serão a representação digital de ativos ou direitos emitidos dentro da plataforma, e os contratos inteligentes permitirão a criação de serviços digitais inteligentes, como a entrega contra pagamento (DvP).

Por exemplo, na compra de um veículo, o comprador pode ficar com receio do vendedor não passar a propriedade do automóvel após o pagamento. Através do uso de contratos inteligentes, a transferência do dinheiro e a propriedade do veículo são feitos de forma simultânea, eliminando o risco de alguma parte não cumprir o acordo.

A equipe da 7COMm tem muito orgulho de estar participando da jornada de aprimoramento do Drex, por participar de um dos consórcios de realização de testes com a moeda digital. Estamos juntos com a Microsoft e o Banco Inter, trabalhando para que a moeda digital brasileira seja um agente transformador nesse cenário. Nessa jornada, a 7COMm já enxerga vários ganhos para o mercado, entre eles, com a tokenização de títulos públicos. 

Futuro de inovações e oportunidades 

Enquanto avançamos em direção a uma economia mais tokenizada, enfrentamos desafios significativos, como a regulamentação adequada, a proteção dos dados e a interoperabilidade entre sistemas. No entanto, essa transformação também traz oportunidades para impulsionar a inclusão financeira, simplificar transações e promover a inovação nos serviços financeiros. 

A tokenização da economia certamente irá redefinir a forma como percebemos e realizamos transações financeiras. Com o Banco Central como guardião da estabilidade e confiança no sistema financeiro, e o Drex como protagonista da transformação digital no Brasil, estamos vivenciando o início de uma jornada que promete revolucionar a economia e os negócios como os conhecemos. E a 7COMm já está na vanguarda dessa revolução. 

Post relacionado