Menu fechado

Cloud computing: disponibilidade e continuidade do negócio, mesmo em apagão

Cloud computing: disponibilidade e continuidade do negócio, mesmo em apagão

O Brasil enfrenta uma das maiores crises hídricas dos últimos tempos. Após duas décadas, os reservatórios enfrentam a maior seca em 91 anos, e isso tem consequências diretas no fornecimento de energia, por serem as hidrelétricas as mais importantes matrizes energéticas do país, representando 75% da geração elétrica.

 Especialistas já anunciam a preocupação com o risco de apagões em razão do estresse em todo o sistema elétrico, trabalhando no limite. Segundo eles, o risco de apagão é real e concreto. Acreditam que até novembro isso aconteça e o risco maior é econômico.

Diante desse quadro ameaçador, as empresas precisam se preparar para evitar que o negócio não sofra as consequências de uma indisponibilidade, interrompam suas atividades, e amarguem prejuízos inestimáveis na operação. Cloud computing certamente é alternativa, mais do que emergencial, ideal para manter o negócio ativo, mesmo diante de um apagão inesperado.

Redução de custos com cloud

A falta de energia elétrica pode acarretar perda de dados e interrupção de negócios. É preciso se prevenir para incidentes inesperados como este, especialmente quando estamos diante de um possível apagão. Investir em uma estrutura própria de contingência, que envolve redundância de sistemas de ar-condicionado, baterias e geradores, pode custar alguns milhões de reais.

Esta é um dos principais motivos que estão despertando as empresas a migrarem para modelos mais flexíveis e escaláveis de infraestrutura de tecnologia com cloud computing. Serviços de contingência em nuvem podem salvar o negócio de prejuízos incalculáveis. 

Alta disponibilidade com cloud

A alta disponibilidade garante o funcionamento de um serviço em todos os dias do ano, 24 x 7, independentemente da quantidade de pessoas conectadas. A continuidade das atividades do negócio é garantida mesmo diante de incidentes como enchentes, desastres e apagões.

O serviço de armazenamento em nuvem, por exemplo, garante o acesso a arquivos e informações por meio de qualquer dispositivo, o que também é uma opção quando há interrupção de energia. Essas vantagens, entre outras, possibilitam que a empresa se recupere com agilidade.  A alta disponibilidade significa eliminar pontos de falha e criar redundância nos processos e equipamentos nas diferentes camadas de operação.

Lembre-se de que a indisponibilidade de serviços oferecidos aos seus clientes pode afetar a produtividade, a receita e a reputação da sua marca. Por isso, uma rápida recuperação, como a oferecida pelos serviços em cloud, ajuda a mitigar esses riscos.

Não espere por um incidente para tomar a decisão de garantir hoje a continuidade do seu negócio. Explore todo o potencial da cloud com a 7COMm. Nossos especialistas podem ajudar a sua empresa com o desenho da melhor arquitetura de migração, instalações e muito mais para a sua tranquilidade. Contate nosso time clicando aqui.

Conteúdo assinado por Sergio Medeiros, Professional Services Especialist.

Post relacionado