Menu fechado

BI e IA juntos na próxima geração de análise de dados

BI e IA juntos na próxima geração de análise de dados

Business Intelligence (BI) e Inteligência Artificial (IA) sintonizados ajudam a agilizar ainda mais as tomadas de decisão de negócios baseadas em dados. É o que o Gartner chama de “Análise Aumentada”, considerando que essa união de forças é capaz de automatizar os insights, usando machine learning e geração automática de texto. Segundo a consultoria, é o futuro da análise de dados.  

Na avaliação de especialistas, a IA pode direcionar mudanças transformacionais no mundo do BI e analytics. Isso porque a tecnologia da IA pode fazer o BI se tornar, verdadeiramente, inteligente, considerando que o novo desenho usa a rede de dados em conjunto e permite que os insigths para os usuários sejam rápidos. É a próxima onda da disrupção na indústria de BI, o que torna esta tecnologia muito mais valiosa. 

Novo BI injetando inteligência nas decisões 

Sistemas e estratégias de BI estão sendo ampliados com IA e machine learning para gerar contexto de tomadas de decisão. Quando IA e machine learning são adicionados, é possível transformar data dashboards e business analytics em plataformas de suporte para decisões mais abrangentes.  

A inteligência de decisão mira no alinhamento de ferramentas aos fluxos de trabalho corporativos, quando e onde os tomadores de decisão mais precisam delas. É a capacidade da empresa de processar grandes quantidades de dados para tomar decisões e proporcionar acesso rápido a toda a organização, de acordo, claro, com as políticas de acesso.  

O importante é apresentar as informações de forma clara e fácil para facilitar o entendimento e agilizar as decisões. De acordo com o Gartner, à medida que a inteligência de decisão se torna parte central dos processos de negócios, as decisões são tomadas de forma mais rápida, fácil e econômica do que antes. 

IA em alta na análise de dados e forte aliada do BI 

Estudo realizado pela 451 Research mostra que mais de 95% das empresas pesquisadas consideram IA importante para a transformação digital. O aumento da adoção da tecnologia, de acordo a pesquisa divulgada no final de janeiro deste ano, foi de 9% no ano passado nos EUA em comparação com o ano anterior. E essa popularização está centrada em Data & Analytics e muito fortemente para acelerar tomadas de decisão baseadas em dados.  

Analistas avaliam que a união de BI e IA traz muita inteligência à análise de dados tradicional, levando à formação de uma plataforma de BI mais robusta, ágil, abrangente e altamente valiosa. A equipe de especialistas da 7COMm tem amplo conhecimento nas duas tecnologias e em projetos de BI, garantindo acesso às melhores soluções. Clique aqui e converse com nossos consultores.

Conteúdo assinado por Sergio Medeiros, Professional Services Especialist.

Post relacionado