Menu fechado

Plataforma de BI garante visibilidade, acesso inteligente e análise de dados

BI garante visibilidade acesso inteligente e análise de dados

Não é novidade dizer que a cada dia os dados se tornam ainda mais valiosos. Com o digital, o acesso a eles é ilimitado, mas como tratar essa montanha de dados que surge de variados tipos de canais e formatos e transformá-los em informações estratégicas é o grande diferencial. Nesse cenário, as plataformas de BI ganham a cena, porque permitem importar, limpar e analisar dados de bancos de dados, e-mails, vídeos, respostas de pesquisas e muito mais. E podem ser vistos e acessados por quaisquer áreas da empresa, parceiros no Brasil e no mundo, desde que estejam autorizados. Todos na mesma página. 

As análises de dados oferecem inúmeros insights em tempo real com muita facilidade e agilidade por meio de dispositivos móveis ou computadores. Para que decisões possam ser tomadas o mais rapidamente possível. Com plataformas de BI, os profissionais têm ampla visibilidade, personalizam painéis, elaboram scorecards e compara os dados com indicadores-chave de desempenho (KPIs), por exemplo. Analisar dados proporciona aprimorar estratégias de negócio e inová-las, além de garantir mais competitividade. 

BI, gerando diferenciais competitivos 

O mercado vive hoje a cultura dos dados. Por esse motivo, é essencial realizar previsões e contar com plataformas de BI para realizar adaptações que possibilitem alinhar estratégias a todo o momento aos objetivos de negócios, ao crescimento da empresa ou à sua expansão para diferentes mercados. 

Diferenciais competitivos são uma busca constante e podem ser obtidos por meio de recursos que permitem, por exemplo, visualizar mudanças na cadeia de fornecimento ao longo do tempo, prever resultados de vendas e lucro, automatizar a geração de relatórios e sua distribuição a variadas áreas-chave da empresa e acompanhar a movimentação do estoque em tempo real. BI dá à empresa todas essas vantagens. E ainda possibilita integrar-se a plataformas de terceiros na nuvem. São estratégias assertivas, apoiadas em análises que garantem boas posições no ranking de mercado e sair à frente da concorrência. Em comentário do nosso Head de Sales, Strategic Business & Alliances, Sergio Medeiros, ele posiciona: “ Quem conhece seus dados, sabe entender os dados do mercado, e tem como criar estratégias a partir de analises de dados, com certeza aplicará uma vantagem competitiva significativa”. 

Não por acaso, segundo a IDC, em 2020, o mercado global total de Business Intelligence e Analytics atingiu US$ 19,2 bilhões, crescendo 5,2%. Apesar dos abalos econômicos causados pela pandemia.  

Por que BI permanece na mira das estratégias de negócio? 

De acordo com a IDC, a tendência mais significativa em BI é a integração de IA e machine learning, com uma nova era de analytics aumentada que já está em curso. Analistas da consultoria afirmam que a funcionalidade do analytics habilitada para IA é essencial para trazer essa nova geração de software de BI para as massas, mas essa nova geração ainda está no começo da sua trajetória. Estima-se que ela só aconteça em cerca de dez anos. O importante é vislumbrar um futuro cada vez mais presente e promissor com o BI para os negócios. 

Não diferente da IDC, a Forrester acrescenta que o “BI aumentado” (BI clássico aumentado com IA) tem o potencial de transformar o usuário empresarial médio em um cientista de dados cidadão. “O objetivo é permitir que cientistas que não trabalham com dados façam previsões, análises preditivas, detecção de anomalias e outras funções relacionadas ao BI “com um único clique”. Muitos acreditam que esse futuro vai pular etapas e invadir o presente de forma inesperada. A hora é essa para se aliar ao BI e garantir posições. 

A 7COMm tem ampla experiência em projetos de BI e garante acesso às melhores soluções, apoiando empresas de variados portes e setores. Clique aqui e converse com nossos consultores.

Conteúdo assinado por Sergio Medeiros, Professional Services Especialist.

Post relacionado