Menu fechado

BI na indústria, a inteligência que vem dos dados

Em um cenário cada vez mais competitivo para a indústria, a tecnologia é essencial na análise do comportamento do mercado e dos avanços da concorrência para definir estratégias que garantam posições ou mantenham lugar de destaque no ranking. Business Intelligence (BI) desponta como forte aliada nessa jornada.

Isso porque para se diferenciar no mercado, é preciso ter em mãos dados reais que tornam os planejamentos mais precisos e as estratégias mais eficientes. “Hoje, a indústria sabe da importância de entender os dados para gerar novos negócios e para isso é essencial contar com um conjunto de tecnologias e de processos que enriqueçam esses dados”, diz Sergio Roberto Medeiros, head de Estratégia de Negócios e Alianças. Dessa forma, prossegue o executivo, é possível evoluir a operação por meio de ações mais assertivas, apoiadas em avaliações comportamentais.

O poder do BI para o avanço da indústria

Um dos principais benefícios do BI são as melhorias que proporciona na gestão industrial por meio da análise, em tempo real, dos dados. Além disso, torna os processos mais ágeis, seguros e eficientes, além de promover redução de custos, gestão da inovação e identificar oportunidades. Por meio dos dados, é possível identificar falhas e acompanhar resultados em tempo real, gerando otimização operacional e agilidade nas tomadas de decisão.

Ter uma boa gestão é ser capaz de potencializar o desempenho dos processos industriais e impulsionar o crescimento do negócio. As técnicas de BI geram melhores decisões estratégicas e operacionais baseadas em dados reais e relevantes. Mas para isso é preciso que cada etapa seja feita com excelência e precisão. Desde a coleta de dados sobre os clientes a informações sobre o setor.

BI ganha força com estratégia sensorial

Medeiros acredita na configuração ideal formada por pessoas + tecnologia para o sucesso do BI, não somente na indústria, mas em todos os setores. E quando fala em pessoas, entra nessa equação a “sensibilidade”, que vale ouro na análise dos dados proporcionados pela inteligência de negócios.

“A atuação do cientista de dados é vital nessa jornada. Porque é preciso sensibilidade para entender os dados, criar algoritmos e tudo que ajude na construção de uma avaliação assertiva e diferenciada. Enxergar o que se esconde por traz deles”, afirma Medeiros e acrescenta: “É uma estratégia que chamo de sensorial, sem deixar escapar detalhes, como visão, audição, toque…”.

O BI agrega valor às métricas e aos indicadores de desempenho. Profissionais da indústria podem levar os dados obtidos em seus KPIs a outro patamar, com cada indicador tendo papel-chave na definição dos rumos da indústria. A 7COMm tem ampla experiência em projetos de BI e garante acesso às melhores soluções, apoiando empresas de diferentes portes e setores. Clique aqui e converse com nossos consultores

Post relacionado