Menu fechado

5 razões estratégicas para colocar em práticas projetos de BI

Em um mundo cada vez mais digital, os dados valem ouro. Mas é preciso transformá-los em informações estratégicas e tornar as empresas mais competitivas e lucrativas. Nesse cenário, Business Intelligence (BI) é forte aliado de gestores de diversas áreas da organização, reunindo dados em base única e inteligente para gerar informações valiosas ao negócio. Não por acaso, estudo da Research & Market mostra que o mercado de BI deverá crescer globalmente 12% ao ano em adoção de ferramentas. E segundo pesquisa da IDC, BI e Business Analytics (BA) devem movimentar cerca de US$ 200 bilhões até o final de 2020. Assim, é hora de colocar projetos de BI em prática. Veja a seguir cinco razões para adotar a tecnologia.

1-FORTALECER VANTAGEM COMPETITIVA

Identificar oportunidades de maneira ágil, no momento certo, é uma grande vantagem competitiva. Sair à frente e apresentar produtos e soluções alinhadas às expectativas do consumidor é o que as empresas conquistam ao adotar projetos de BI. Informações obtidas por meio de dados possibilitam entender o comportamento do consumidor e ser assertivo nas ofertas. BI é um forte aliado da área de Marketing, que passa a ter em mãos um perfil exato do nicho de mercado que a empresa deve explorar e a vantagem de se antecipar às expectativas dos clientes. Essa tecnologia revela características estratégicas dos clientes como hábitos, necessidades e interesses, além dos canais em que eles estão presentes e como alcançá-los.

2-AGILIZAR TOMADAS DE DECISÃO

No atual cenário da economia, a velocidade tornou-se imperativa para os negócios. O poder analítico trazido pelos projetos de BI dá aos gestores conhecimento, dados e insights sobre a organização e seus públicos. Abastece equipes com tabelas e gráficos, a partir de dados analisados desde a origem para nortear as tomadas de decisão. A tecnologia permite compilar dados de diferentes setores em interfaces estratégias, com indicadores de performance (KPIs) e resultados. Isso contribui para uma decisão mais rápida e segura. Gestores de todas as áreas podem acessar rapidamente dados para analisar de forma mais realista os impactos da decisão.

3-APRIMORAR A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO

Dados sobre o perfil do consumidor geram informações muito importantes para aprimorar a experiência do usuário (UX).  Elas permitem customizar promoções e ofertas especiais, que culminam em uma experiência de compra satisfatória e na fidelização. Não basta somente adotar uma solução de BI. É preciso encontrar os melhores caminhos para aprimorar a experiência do usuário com projetos de BI personalizados. A 7COMm ajuda a traçar essa jornada, orienta sobre políticas de definição de APIs, entendendo o cliente e auxiliando como e onde buscar os dados, extrair indicadores (KPIs) para transformá-los em informação. É necessário montar uma base única de dados, melhorar a rentabilidade e a clareza dessas informações.

4-TRANSFORMAR DADOS EM INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS

Projetos de BI bem estruturados, alinhados às estratégias e expectativas de negócios são capazes de transformar dados em informações valiosas para o negócio. Os dados, organizados em bancos de dados, são apresentados em relatórios gráficos e dashboards (com indicadores e métricas), em tempo real, que proporcionam uma visão 360° em tempo real dos resultados da organização. É possível usar diferentes recursos, alimentados com pesquisas via APIs, atualizando índices de mercado, cruzando com dados de vendas das áreas comerciais. E até usar dados de programas de fidelidade, por exemplo, para entender preferências do consumidor e criar ofertas assertivas e personalizadas.

5-OTIMIZAR PROCESSOS

Os sistemas de BI abrigam recursos que eliminam gargalos em processos, impulsionam a digitalização de documentos corporativos, que formam a base da transformação digital. A adoção de projetos de BI é vital para os gestores que passam a analisar diversos fatores, como performance das equipes, custos e qualidade de produtos, de forma simples e rápida. Com o apoio do BI, as empresas se tornam mais ágeis, simplificam e padronizam processos, ampliando a produtividade. É possível agilizar análise de grandes volumes de dados gerados em diversos departamentos. A 7COMm oferece todo o suporte estratégico para empresas de variados portes na criação de estruturas de BI, com dashboards que podem ser usados por todas as áreas e times, proporcionando acesso rápido e fácil às informações, revelando vantagens para torná-las mais competitivas.  Para saber mais acesse aqui.

Post relacionado