Conhecer o cliente e ser capaz de oferecer o que ele precisa na hora certa é sem dúvida a chave do sucesso para qualquer empresa. Alcançar esse grau de eficiência e personalização é o grande desafio para o qual só há uma saída: o uso de tecnologia. Nesse contexto, destacam-se soluções como as de Business Intelligence (BI).
Sua capacidade de cruzar dados e traçar perfis comportamentais fazem do BI um grande aliado dos gestores de Marketing. Mas não é só isso, essa solução pode fazer muito mais pela área de marketing. Conheça alguns benefícios:
Segmentar melhor os clientes e os canais
Como já foi dito, o BI permite observar tendências de consumo e definir, com precisão e agilidade, o perfil dos clientes, identificando os produtos adequados, os canais e horários preferidos das compras, entre outras informações. Isso possibilita a criação de campanhas personalizadas e, portanto, com mais chances de sucesso.
Medir a eficiência das campanhas
O avanço do Marketing digital tem com um dos grandes benefícios a possibilidade de medir quase tudo e reunir, com isso, um volume enorme de dados. O BI transforma esses dados em informações estratégicas e viabiliza o acompanhamento do funil de vendas, dos leads gerados, das taxas de conversão e do custo por aquisição de clientes, permitindo analisar o ROI das campanhas com mais precisão.
A rapidez no acesso a essas informações possibilita corrigir rotas e adaptar as campanhas, com base no ritmo de vendas e nos resultados de outras ações. Além disso, torna-se possível identificar, quase em tempo real, quais as iniciativas mais bem sucedidas, norteando as estratégias de marketing.
Redesenhar produtos e serviços de acordo com as necessidades do consumidor
Uma vez mapeados os perfis dos clientes, a companhia consegue adaptar seus produtos e serviços para torná-los mais atraentes, alinhando seu portfólio às demandas do mercado com agilidade. Essa postura garante vantagem competitiva e melhores resultados.
Criar ações diferenciadas para clientes mais lucrativos
Esse benefício deriva da segmentação da base de clientes. Cruzando não apenas dados de consumo, mas também informações financeiras, a companhia identifica quais os clientes mais lucrativos e pode definir ações específicas para esse público. Esse foco na rentabilidade ajuda a otimizar os custos e tornar a operação mais eficiente.
Acompanhamento da experiência do cliente
Ao rastrear os passos do consumidor, entendendo as buscas que ele realiza, quanto tempo leva na tomada de decisão, quais os efeitos das campanhas, a recorrência de compras e até os meios de pagamento utilizados, a empresa consegue compreender melhor a jornada do cliente e aprimorar sua experiência. A integração de sistemas de BI a soluções de Customer Relationship Management (CRM) potencializam ainda mais esse ganho, aprimorando o atendimento em todo o ciclo e nos diversos canais.
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