Ninguém mais duvida dos benefícios que os sistemas de Business Intelligence (BI) podem trazer para as companhias ( 5 razões estratégicas para colocar em prática projetos de BI) e com o amadurecimento das soluções, o caminho para sua implementação já está bem definido (Os 5 passos para o sucesso nos projetos de BI). Mas entender o impacto do uso da ferramenta em cada área permite identificar quais os principais gargalos e os departamentos com maior potencial de resultados, com base na realidade de cada empresa, e definir prioridades na hora de implementar a solução e acelerar a transformação digital.
Em vendas, por exemplo, o BI traz à tona informações muito valiosas para a equipe, entre elas quais os produtos ou serviços mais consumidos, em que momentos e por qual perfil de cliente. Conheça outros ganhos:
Avaliar a performance dos vendedores
Com base em dados como vendas por profissional, períodos com os melhores resultados e região atendida, é possível desenhar campanhas de incentivo e novos modelos de premiação que impulsionem o engajamento das equipes. Além disso, fica mais fácil identificar as melhores práticas e replicar dando origem a um time de alta performance.
Criar e acompanhar metas de vendas
Comunicar aos vendedores, com clareza, quais objetivos coletivos e individuais é muito importante para que todos estejam cientes de suas funções. A definição de metas é o primeiro passo e deve se basear em uma análise completa de passado, presente e futuro. É essencial que a meta seja desafiadora o suficiente para impulsionar os resultados, sem ter um componente pouco realista que possa desmotivar o time de vendas. Daí a importância do BI para fornecer dados que norteiem a criação e acompanhamento desses indicadores de vendas.
Controlar o ritmo de vendas e definir as estratégias com base nele
Ter acesso rápido às informações de vendas permite corrigir rotas, lançar campanhas e até mudar as estratégias de precificação. Um exemplo é a venda de um produto com excesso de estoque. Ao detectar essa realidade, a empresa pode fazer uma promoção e, na medida em que a velocidade de vendas aumenta, a companhia consegue, com agilidade, revisar o preço, ampliando suas margens. No ramo da aviação isso é bastante comum, já que o valor da passagem flutua de acordo com o nível de procura. Entretanto, essa análise pode ser facilitada com o uso de sistemas de BI que fornecem a informação em tempo real.
Gerenciar a sazonalidade
O BI possibilita cruzar dados históricos e até usar informações de fontes externas para traçar um panorama do mercado e fazer uma análise preditiva. Assim, fica mais fácil definir a alocação de equipes, a contratação de temporários e outros processos que garantam à companhia responder às demandas sazonais com eficiência.
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