Menu fechado

Os 5 passos para o sucesso nos projetos de BI

BI

Componente essencial para transformar dados em informações úteis nas tomadas de decisões, as soluções de Business Intelligence (BI) não devem ficar restritas ao universo das grandes companhias. Independentemente do porte da empresa, o BI é uma ferramenta eficaz, capaz de agregar muitos ganhos à gestão, agilizando as decisões estratégicas.

Para ampliar as chances de sucesso de um projeto de BI, algumas etapas são indispensáveis:

Definir os objetivos de BI

O primeiro passo para abandonar as planilhas e passar a ter acessos a informações estratégicas de forma ágil e simples é determinar quais perguntas se pretende responder. Isso significa que a empresa precisa ter clareza de quais informações são mais relevantes e porque elas impactam seu negócio. A demanda por uma solução de BI pode surgir da necessidade de entender melhor o comportamento do cliente para aumentar o ticket médio por compra ou de detectar os gargalos para garantir mais agilidade na entrega de mercadorias, ganhando vantagem competitiva. São vários os caminhos, por isso é necessário refletir sobre qual informação é mais estratégica naquele momento.

Mobilizar as áreas que serão o foco inicial do projeto

Definidos os objetivos, é hora de engajar as áreas diretamente impactadas. Explicar a importância do projeto e seus benefícios àqueles que estarão na linha de frente pode determinar o sucesso da implementação. A adoção do BI implica também em uma mudança cultural, uma vez que as decisões passarão a ser orientadas por dados. Em empresas nas quais a experiência dos gestores define os rumos, esse aspecto representa uma virada significativa.

Buscar um parceiro especializado 

A empresa contratada deve ser capaz de dar apoio em cada uma das etapas: do mapeamento até a implementação e o suporte à operação. É importante que ela seja capaz de integrar os diversos sistemas e fontes de dados, sejam internos ou externos. Vale pesquisar referências, buscar cases e promover discussões para analisar a capacidade técnica do provedor.

Avaliar a infraestrutura

Em tempos de cloud computing, tornou-se mais fácil e rápido colocar um projeto em pé. Com a flexibilidade proporcionada pela nuvem, a empresa pode iniciar o projeto mais timidamente e ir avançando na medida em que passa a envolver novas áreas da companhia, dimensionando os custos e os resultados.

Procurar a ferramenta de BI mais adequada à realidade da sua empresa

A escolha da solução é uma etapa valiosa. Junto com seu parceiro de integração, a companhia deve avaliar as ferramentas, considerando aspectos técnicos, referências de mercado e, é claro, custo, sempre avaliando o ciclo completo, desde a extração dos dados até sua consolidação em KPIs (Key Performance Indicator), relatórios ou dashboards.

A 7COMm tem ampla experiência em projetos de BI e garante o acesso às melhores soluções, apoiando empresas dos mais diversos portes. Clique aqui e converse com nossos consultores e saiba como usufruir de todos os benefícios do Business Intelligence

Post relacionado