Menu fechado

Conheça 5 benefícios da Governança de Dados para o seu negócio

Conheça 5 benefícios da Governança de Dados para o seu negócio

Transformar a imensidão de dados digitais gerados por sua empresa em insights estratégicos para a evolução do negócio. Este é o principal propósito na adoção de uma política de Governança de Dados. Um guia para a construção de planos corporativos bem-sucedidos. 

É por meio da análise e da interpretação dessas informações que se pode prever determinados resultados, visualizar oportunidades de melhoria, verificar falhas a serem corrigidas, entre outras atividades. A Governança de Dados tornou-se essencial para manter a competitividade das empresas na era da transformação digital. 

Além do gestor da empresa, é necessário que toda a equipe tenha em mente a importância dessas regras para o bom funcionamento do negócio. Desta forma, todos podem contribuir na criação de um conjunto de boas práticas, garantindo que os dados sejam utilizados de forma eficiente e segura. Listamos a seguir as principais vantagens de uma política de Governança de Dados. 

5 benefícios na implantação de políticas de Governança de Dados: 

1. Ganho de eficiência 

Um dos principais benefícios da Governança de Dados é a melhora gradativa da performance e produtividade das suas equipes. O fluxo de trabalho transcorre com maior facilidade e agilidade, evitando-se erros e retrabalhos. Tudo isso otimiza o gerenciamento de tempo e agrega eficiência para a organização, permitindo entregas rápidas e com maior qualidade. 

2. Redução de custos 

Embora a implementação da Governança de Dados requer investimentos, ao mesmo tempo ela reduz custos operacionais, tendo em vista que diminui a incidência de erros e retrabalhos que demandam gastos. Por sua vez, a quantia economizada pode ser aplicada para suprir outras necessidades do negócio. 

A iniciativa também gera economia de tempo. Quando algum dado valioso é perdido ou deletado por engano, muitos funcionários da empresa precisam parar o que estão fazendo para apagar um fogo que teria sido facilmente evitado com a Governança. 

3. Segurança dos dados 

Se a sua empresa não tem regras e métodos para os dados e processos que fluem no dia a dia corporativo, eles estão vulneráveis. A ausência de normas sobre quem está autorizado a acessar os dados, quando e de que forma isso deve ser feito acarreta diversos riscos para a sua empresa, incluindo o roubo ou vazamento de informações sigilosas. 

A adoção da governança, com regras e ferramentas que protegem e prezam pela qualidade de dados, amplia a segurança da organização.Também haverá mais transparência, o que auxilia na identificação e reversão de inconformidades.  

4. Assertividade na tomada de decisões 

O aumento da eficiência do seu time de colaboradores e a maior segurança dos dados traz uma visão completa do cenário em que a empresa está inserida. É possível identificar desde problemas a serem resolvidos até tendências de novas demandas. Afinal, a partir do momento em que se tem tudo devidamente definido, é muito mais seguro e fácil saber qual caminho seguir. 

5. Maior qualidade dos dados 

Dados de qualidade se classificam como íntegros, completos, precisos, válidos e padronizados. O uso de métricas, indicadores ou KPIs estabelece um controle em relação à qualidade dos dados e a conexão deles. Afinal, não basta ter dados e conhecê-los, é preciso que eles atendam à demanda do seu negócio. 

Muitos dados são extraídos de diversas fontes, e uma boa governança de dados, tem o poder de conectar essas informações, por meio de sistemas capazes de identificar relações significativas e obter o máximo de dados possíveis, garantindo que dados críticos não fiquem para trás. 

Seja qual for o porte e o segmento de atuação da sua empresa, conte com o apoio da 7COMm na implementação de uma política de Governança de Dados e saia na frente. Transforme seus dados em informações estratégicas para a evolução do seu negócio. Entre em contato com nossos especialistas. 

Post relacionado