Menu fechado

Web 3.0 promete descentralização e segurança ao usuário

Web 3.0 promete descentralização e segurança ao usuário

Nossa relação com a internet está prestes a mudar, impactada pela nova tendência mundial para a qual estamos caminhando, a Web 3.0. A terceira atualização da internet promete ser uma fase de maior descentralização, com mais privacidade para o usuário e transparência no manuseio de seus dados. 

Tecnologias como Blockchain, Machine Learning e Inteligência Artificial devem convergir, criando assim uma grande sinergia e inteligência de dados. O Metaverso também surge como uma evolução da tecnologia e uma mudança no comportamento dos usuários, que passam a interagir em uma realidade paralela à do mundo físico. 

Para as empresas, o novo cenário demandará uma estratégia concentrada em fornecer valor aos clientes, baseada na confiança e maior conexão com o usuário. Será a oportunidade de oferecer conteúdo cada vez mais relevante de acordo com as demandas dos clientes em potencial. 

Principais características da Web 3.0 

Segurança de dados 

Uma das principais questões do ambiente digital que a Web 3.0 se propõe a solucionar é a segurança de dados. Com o uso da tecnologia Blockchain, a Web 3.0 vai garantir mais segurança para o usuário, pois todas as atividades terão que ser assinadas com sua chave privada. 

Os usuários, com o uso de tecnologias como a criptografia, terão total controle sobre os próprios dados e poderão moldar a própria navegação. A Web 3.0 também deve fortalecer ainda mais os bloqueios a rastreadores e monitoramentos das atividades digitais.  

Descentralização e Blockchain 

Com a Web 3.0, as informações estarão armazenadas em localizações diversas, descentralizando o controle sobre os dados. Assim, o usuário passará a ter mais autonomia e controle sobre suas próprias informações. 

Essa nova dinâmica será possível graças ao Blockchain. Nesse sentido, a Web 3.0 será operada por protocolos descentralizados. Eles se tornarão os principais blocos de base para as tecnologias Blockchain e criptomoedas.  

Todas as operações serão reguladas por contratos inteligentes, devendo mudar completamente a forma como pessoas e companhias conduzem e administram seus negócios. 

Metaverso e ambientes digitalizados 

A Web 3.0 e o Metaverso se complementam pela disponibilidade de novas tecnologias. Com o apoio do Blockchain e a evolução das tecnologias de realidade virtual/realidade aumentada, o Metaverso deve surgir com toda força na Web 3.0.  

O termo descreve um mundo não físico no qual os indivíduos podem interagir por meio de diferentes tipos de tecnologias virtuais. A convergência do mundo real e virtual será suportada pela tecnologia que temos disponível no momento, como o Blockchain, Criptomoedas e Tokens não Fungiveis (NFT’s) que possibilitam a criação de mercados e negócios online de forma rápida e segura. 

Ainda é difícil antecipar exatamente como se dará essa transformação na prática, mas vale a pena refletir sobre o assunto e ficar atento às novas possibilidades que surgem. O fato é que a Web 3.0 chegou com a pretensão de descentralizar a internet, para torná-la mais rápida, mais segura, mais resistente aos ataques e mais aberta. 

Fale com um especialista da 7COMm e saiba como sua empresa pode se preparar e se beneficiar da nova era da internet. 

Post relacionado