Menu fechado

Blockchain garante segurança e transparência aos processos no agronegócio

Blockchain garante segurança e transparência aos processos no agronegócio

O uso do Blockchain, tecnologia que promete reforçar a segurança, agilidade e a rastreabilidade das transações digitais, vai muito além da operacionalização das criptomoedas. As possibilidades e benefícios que o sistema oferece ganham cada vez mais espaço nas estratégias de vários setores da economia, como é o caso do agronegócio. 

O setor hoje já representa quase 28% do PIB brasileiro, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Portanto, o seu avanço já está diretamente atrelado à tecnologia e às oportunidades que ela proporciona ao setor. 

Diante desse cenário, a tecnologia Blockchain já mostra caminhos a serem seguidos. Na prática, a ferramenta reduz custos nas transações e permite registrar as etapas da produção, oferecendo transparência aos negócios. Os setores de produção de cacau e soja são alguns que já aderiram à tecnologia no Brasil.  

Benefícios do Blockchain no agronegócio 

Uma das maiores preocupações atuais com os alimentos é sua origem, e o agronegócio brasileiro tem sido muito cobrado por mais informações a respeito. Dentre os principais benefícios do Blockchain no agronegócio está a rastreabilidade, que permite identificar a origem dos alimentos até o consumidor final. 

Se uma irregularidade é detectada em algum lugar da cadeia de alimentos, por exemplo, o sistema pode levá-lo ao ponto de origem, otimizando o tempo do produtor rural. A rastreabilidade dos alimentos permite ainda identificar se determinado produto foi cultivado em área que não é de desmatamento ilegal, a quantidade de defensivos utilizados em uma certa produção, entre outras informações, em detalhes. 

Outros benefícios do uso do Blockchain no agro incluem: 

Segurança: com mais rastreabilidade, diminui-se o custo e aumenta a eficiência em assegurar a produção, a logística, entre outras questões. Com a validação automática das informações digitais, também é possível evitar a repetição de tarefas e a verificação manual, reduzindo a margem para a ocorrência de erros e fraudes; 

Ampliação de acesso ao crédito para pequenos produtores, por meio da criação de tokens que representam direitos futuros de uma produção (seja de grãos, frutos, vegetais ou rebanhos); 

Democratização dos chamados contratos inteligentes (smart contracts), que automatizam o pagamento assim que o produto é entregue; 

Redução no custo e no tempo gasto no processamento de uma operação

Uma das empresas que mais entregam projetos em Blockchain no Brasil, a 7COMm se consolida como parceira ideal para implementar a tecnologia no agronegócio. Na pecuária, já foram desenvolvidos dois grandes projetos com Blockchain: para rastreabilidade de gado por GPS (através de um dispositivo de IoT implantado na orelha do animal) e para o manejo do boi, com todas as informações do ciclo de vida do boi, como sua alimentação, vacinas, peso, etc, armazenadas em uma “gaveta inviolável”. 

Acelere a transformação digital no agronegócio com nossos projetos em Blockchain. Entre em contato com nossos especialistas e saia na frente! 

Conteúdo assinado por Sergio Medeiros, Professional Services Especialist na 7COMm. 

Post relacionado