Menu fechado

Saiba porquê considerar a tokenização de ativos nas empresas

Saiba porquê considerar a tokenização de ativos nas empresas

Com grande potencial de causar mudanças significativas em vários setores, a tokenização de ativos é um caminho sem volta para empresas de todos os tipos e tamanhos entrarem de vez no mundo digital, de forma rápida e segura. 

O processo consiste em converter qualquer tipo de ativo em formato digital e negociá-lo via plataformas de Blockchain. Tudo aquilo que tenha valor ou um recurso que possa ser convertido em dinheiro: desde ativos tradicionais como títulos, commodities e imóveis, até os mais exóticos como obras de arte e equipes esportivas. 

Mas por que tokenizar os ativos da minha empresa? Primeiramente, porque esse tipo de negociação pode gerar um aumento de liquidez e uma conversão rápida e justa da venda de um bem. A tokenização permite negociar ativos com facilidade e agilidade a qualquer hora e dia, já que o mercado dos tokens é ininterrupto.  

Outro ponto relevante a ser considerado é a segurança trazida pela tecnologia Blockchain, que mantém os registros das transações em rede. Por ser totalmente descentralizada, se torna menos suscetível a falhas e a ataques maliciosos, garantindo a segurança de todo o processo. 

Smart Contracts na tokenização de ativos 

A segurança da tokenização de ativos também está relacionada ao uso de Smart Contracts (ou contratos inteligentes). Toda transação de token só é realizada a partir de um Smart Contract, que funciona como um código de programação para definir as regras estritas do documento e suas eventuais consequências. 

Por ser imutável, não existe qualquer chance do Smart Contract ser modificado, evitando que haja risco de fraudes e alterações nas negociações. Por meio desses contratos, a Blockchain garante a validação jurídica das transações e assegura que elas serão executadas de forma correta, sem a necessidade de envolver uma terceira parte na negociação. Dessa forma, a transação se torna mais ágil, mais barata (por dispensar custos com cartórios e autenticações) e menos burocrática. 

Como os Smart Contracts ficam armazenados na Blockchain, isso ainda evita perdas e facilita a recuperação de documentos caso necessário pela empresa. Os contratos também podem ser acessados e revisados a qualquer momento. 

Conte com a experiência e credibilidade da 7COMm para prover Smart Contracts aos projetos de tokenização de ativos de sua empresa. Entre em contato com nossos especialistas e ingresse na evolução do mercado digital! 

Post relacionado