Menu fechado

Como User Experience pode beneficiar a criação de um produto ou serviço

Como User Experience pode beneficiar a criação de um produto ou serviço

O uso da tecnologia é um facilitador na evolução e adaptação de uma empresa ao mundo digital. No entanto, a tecnologia é apenas uma ferramenta para a criação ou melhorias de produtos inovadores. Junto a ela, o conceito de User Experience (UX), conhecido como experiência do usuário, se torna fundamental para o sucesso de um projeto, seja ele um software, aplicativo ou site.  

Ao direcionar a mentalidade de negócio para uma estratégia focada em User Experience você não apenas cria algo que seja utilizável, mas também útil, ou seja, que atenda às expectativas e reais necessidades do seu público alvo. Estar alinhado com os sentimentos que o consumidor tem nos momentos em que realiza alguma interação com a sua marca faz toda diferença. 

Envolver o usuário em cada etapa do desenvolvimento de um produto, desde o primeiro contato com a empresa até o pós-venda, traz várias vantagens ao negócio. Além de descobrir oportunidades de mercado, reduzir custos e evitar o retrabalho com funcionalidades desnecessárias, ganha-se a confiança e a satisfação do cliente. Consequentemente, as taxas de reclamação diminuem e as de conversão aumentam. 

Outro ponto relevante de uma estratégia de UX é facilitar o acompanhamento dos padrões de comportamento dos usuários. Da mesma forma que a tecnologia se transforma e evolui rapidamente, o mesmo acontece com o comportamento do usuário e a adoção de novas ferramentas e recursos. Por meio do UX, fica mais fácil detectar essas mudanças para entregar produtos cada vez melhores. 

Como estruturar um time de User Experience

Um projeto focado na experiência do usuário requer um time multidisciplinar para ganhar vida. Profissionais com distintas especialidades como design de produto (pesquisa, design, usabilidade), arquitetura da informação e negócios precisam estar totalmente alinhados em cada etapa do processo. É também de extrema importância a presença de um líder que auxilie no direcionamento e validação do trabalho de todos, bem como gerencie as expectativas e o relacionamento com os stakeholders. 

Conhecer o usuário é o primeiro passo para a construção da experiência. O responsável pela pesquisa e entendimento do comportamento fornece dados e insights para o restante do time — sobre o usuário, suas características, hábitos e necessidades. Vale observar as pessoas em um contexto interagindo com o sistema ou resolvendo os problemas para os quais você está tentando fornecer soluções. 

Como o design está intimamente ligado a qualquer projeto, entram em ação o UX Designer e o UI Designer, os quais interligam os interesses de um produto e a experiência de um usuário. Enquanto o profissional de UX trata de como uma pessoa se sente ao usar qualquer produto ou serviço, o responsável por UI cria e desenvolve o layout e interfaces visuais, favorecendo a relação entre a marca e o consumidor. A prototipagem e a preocupação com a redação, isto é, saber expressar as ideias para que sejam facilmente compreendidas pelos usuários do produto também entram aqui, sendo características atribuídas a cada um dos perfis mencionados.  

Não sabe como transformar suas ideias em realidade a partir de uma abordagem centrada no usuário? Entre em contato com um especialista da 7COMm em User Experience. Somos referência em projetos de UX no Brasil.

Post relacionado