Menu fechado

7Academy capacita e dá oportunidade a jovens talentos desenvolvedores

7Academy capacita e dá oportunidade a jovens talentos desenvolvedores

Não é de hoje que o apagão de profissionais de TI qualificados leva as empresas a repensarem suas estratégias de recrutamento e seleção para suprir vagas em aberto. Com a baixa demanda de mão de obra capacitada no país, é preciso treinar e formar jovens talentos dentro de casa. 

Para visualizar melhor o cenário, recente relatório da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) aponta que a área de TI demandará cerca de 420 mil profissionais até 2024. Por outro lado, anualmente, o Brasil capacita 46 mil pessoas com perfil tecnológico aptas à área de TI. E ainda segundo projeção da Brasscom, serão necessários cerca de 70 mil profissionais ao ano para que as vagas sejam completamente ocupadas.  

Com a pandemia da Covid-19, a situação ficou ainda mais complicada. A carência por profissionais de TI no país piorou em razão da aceleração digital que se intensificou desde 2020. A acelerada ampliação do trabalho remoto ainda contribuiu para que muitos profissionais experientes fossem contratados por empresas no exterior. 

Mentoria 7Academy 

Ciente da importância de investir na capacitação de jovens na área de tecnologia da informação, a 7COMm forma mão de obra de desenvolvedores por meio do programa de mentoria 7Academy. Seu diferencial está no tempo de preparação dos talentos. 

Parte do programa de estágio da companhia de duração de um ano, o 7 Academy oferece ciclos de aprendizagem a cada três meses. O treinamento contempla o ensino de todo o ciclo de vida fullstack, back end, front end, banco de dados, e demais conteúdos para a formação de um desenvolvedor. Mais de 50 jovens já se beneficiaram da iniciativa. 

Para ser selecionado para a mentoria, o estagiário não precisa saber desenvolver um software ou aplicativo. A única capacidade analisada em um primeiro momento é a de raciocínio lógico, colocada à prova em um exercício teste. A análise do perfil do candidato mais o resultado do teste definem quem participará do 7Academy. 

Futuramente, o programa irá se expandir para formar outros perfis de profissionais de TI. Segundo Debora Ramos, head de Recrutamento e Seleção da 7COMm, muitos participantes da mentoria conseguem ser inseridos em projetos de clientes da companhia. “Houve casos de alunos com cinco meses de estágio aprovados para participar de projetos de baixa criticidade. Muitos que se destacam acabam sendo efetivados como juniores ou trainees”, afirma. 

Neste ano, a empresa voltará a fazer programas presenciais em universidades de todo o país levando desafios aos alunos. Também estão previstos programas específicos para trazer mais meninas para a área de tecnologia. Para saber mais sobre o trabalho de formação de jovens talentos da 7COMm, contate o nosso RH para mais informações de seleção clicando aqui

Post relacionado