Menu fechado

Arquitetura de microsserviços: acelere a modernização de aplicações

Arquitetura de microsserviços: Saiba como acelerar a modernização de aplicações, produtividade e digital

A corrida para a transformação digital nas empresas em grande parte é freada pelo legado. As tradicionais aplicações monolíticas, por exemplo, podem impedir ou adiar avanços na criação de negócios inovadores. Quem está tomando o seu lugar no mercado, chamando cada vez mais a atenção especialmente de bancos, seguradoras e indústria é a Arquitetura de Microsserviços.

É uma abordagem para a criação de aplicações, em que cada função é denominada um serviço e pode ser criada e implantada de maneira independente. Ou seja, cada serviço individual pode funcionar ou falhar sem comprometer os demais.  

A Arquitetura de Microsserviços possibilita rever as aplicações, como estão construídas e transformá-las em um conceito novo, moderno. Dessa forma, é possível interagir com mais outras aplicações e realmente transformar o ambiente do cliente. São indispensáveis para a otimização do desenvolvimento de aplicações para um modelo nativo em nuvem. 

Abordagem monolítica x microsserviços 

Na abordagem tradicional monolítica, toda a aplicação é criada como um único bloco. Em microsserviços, os componentes são separados e trabalham juntos para realizar as mesmas tarefas. Cada um dos componentes ou processos é um microsserviço. Assim, as aplicações são desmembradas em componentes mínimos e independentes e se houver falha em algum microsserviço, o restante prossegue em pleno funcionamento. 

A vantagem em usar uma infraestrutura baseada em microsserviços é a rapidez com que a solução permite entregar software com qualidade. Isso é possível com a adoção dos microsserviços e em especial da maior facilidade em gerenciá-los e orquestrá-los, além de processar os dados que são gerados e modificados por eles. 

Por que ingressar na Arquitetura de Microsserviços? 

A Arquitetura de Microsserviços possibilita a construção de um novo desenho mais ágil, com respostas específicas, desenvolvimento mais leve de aplicações, além de avaliar mais rapidamente onde existem pontos a serem modernizados. Além disso, permite que cada serviço seja conectado a plataformas diferentes, entendendo a aplicação de uma outra forma. 

Outro ganho que as empresas obtêm ao adotar microsserviços é a aceleração da transformação digital ao ampliar agilidade e produtividade das equipes, em linha com as novas exigências do mercado. 

A 7COMm possui um time especializado em Arquitetura de Microsserviços e para essa evolução, trabalha com a plataforma vFunction, que analisa todo o ambiente de aplicações, desde a sua criação, bem como os sistemas monolíticos que serviram de base.  

A vFunction moderniza aplicativos Java legados em microsserviços e acelera a adoção de arquiteturas cloud-native. Permite que as empresas modernizem seus aplicativos com maior rapidez e maximizem o valor das migrações para a nuvem. 

A 7COMm usa a plataforma em sua estrutura e conhece cada detalhe do seu funcionamento e como pode explorar o máximo potencial da tecnologia para a modernização do negócio de maneira ágil e com total segurança. Fale com nossos especialistas clicando aqui

Conteúdo assinado por Sergio Medeiros, Professional Services Especialist.

Post relacionado