Menu fechado

Projeto Lógico: um raio-x de novos sistemas e produtos

Projeto Lógico: um raio-x de novos sistemas e produtos

Com a intensificação da transformação digital, o desenvolvimento de novos produtos e serviços tecnológicos tem se tornado cada vez mais complexo e alongado. Por isto, vem ganhando visibilidade no mercado a adoção de tecnologias ágeis para o desenvolvimento de soluções, o que pede maior dedicação, planejamento e cuidados na etapa que antecede a programação.  

Esta etapa chamamos de Projeto Lógico, que funciona como um Raio-X do projeto, com todos os seus detalhes. O Projeto Lógico é sustentado por três pilares: Metodologia – que traduz a cultura da empresa ou da unidade contratante do produto; a Arquitetura – o modelo e a tecnologia que vão suportar o desenvolvimento; e a Experiência do Usuário (UX).   

Estamos falando de jogar luz sobre as demandas, evidenciando o custo do desenvolvimento, a tecnologia e a metodologia que serão utilizadas, o número de horas de programação e todas as demais variantes devidamente documentados e apresentados de forma gráfica – com todos os detalhes em telas. 

Com o Projeto Lógico, empresas e gestores de TI podem entregar às áreas de negócios um espelho de todo o processo de desenvolvimento de um novo processo ou produto, apresentando a sua grandiosidade, complexidade, número de horas necessárias, pessoas e especialidades envolvidas. 

Par perfeito: Engenharia e projeto 

A esta altura você deve estar se perguntando, quanto se perde ao ignorar a etapa do Projeto Lógico? A resposta é simples: ao embarcar em um projeto às cegas, sabe-se quando ele inicia, mas é praticamente impossível precisar o seu término, quantas pessoas estarão envolvidas, a tecnologia a ser utilizada, o espaço demandado de servidores, a largura de banda, se será hospedado no ambiente de nuvem e, principalmente, qual será o budget necessário. 

Com o Projeto Lógico ganha-se velocidade, pois é possível ter uma visão do todo – velocidade e custo, principalmente. Economiza-se algo como 50% do número de horas de desenvolvimento, porque todo o ferramental está definido. Ou seja, empresas e áreas de negócios não precisam desbravar o terreno, porque a rota já está traçada e precificada. 

O Projeto Lógico se aplica a qualquer demanda e contempla desde a concepção até a entrega do projeto ou produto. E isto independe se o desenvolvimento será interno ou feito por terceiros. Não deixe o seu projeto à deriva. A nossa equipe na 7COMm está pronta para lhe entregar o mapa de uma nova iniciativa, para ajudá-lo a ganhar tempo, qualidade, eficiência e reduzir custos. Fale conosco

Post relacionado