Menu fechado

User Experience: 5 etapas essenciais na criação de um produto

User Experience: 5 etapas essenciais na criação de um produto

Uma estratégia focada no conceito de User Experience (UX), conhecido como experiência do usuário, traz diversos benefícios ao seu negócio. Alguns deles são construir soluções com melhor usabilidade, maior taxa de engajamento e reduzir custos com eventuais retrabalhos com funcionalidades desnecessárias. Tudo isso vai ajudar a saber se um produto vai dar certo antes mesmo de lançá-lo no mercado.  

O processo de desenvolvimento de uma solução ou produto digital utilizando o conceito de User Experience, na prática, não segue um padrão. Ele se adapta ao tipo de produto que será criado, aos objetivos do negócio e à dinâmica de como o próprio usuário utilizará e atuará sobre o produto.  

Toda essa jornada pode ser apoiada pelo Double Diamond, método do Design Thinking que ajuda a encontrar a melhor solução para um problema ou ainda na criação de produtos, serviços e processos. O método é representado por dois diamantes: um focado em identificar qual é o problema e outro voltado para a solução. 

Um projeto de User Experience pode ser facilitado e melhor construído seguindo algumas fases, cada qual com sua importância particular. Conheça a seguir cada uma delas. 

5 etapas do User Experience aplicado na criação de um produto

Imersão 

O primeiro passo na criação de um produto centrado no usuário é entender o problema antes de pensar na solução. Na fase de imersão, o UX Designer deve imergir o máximo em uma situação, para descobrir os problemas, encontrar pontos de dor, colhendo dados que possam ser analisados antes de tomar qualquer decisão. 

Algumas ferramentas que podem ser aplicadas nesta etapa são entrevistas, pesquisas quantitativas e qualitativas, análise de dados, benchmark e observação. Este é o momento de conhecer e entender o usuário e suas necessidades, identificando os requisitos do produto. 

Definição 

Após toda a pesquisa feita, é preciso organizar todas as informações coletadas na etapa anterior e definir o problema que será resolvido. Também é importante deixar aberto para as inúmeras soluções que possam sair dali. É crucial entregar algo que seja tecnicamente possível de ser resolvido e que seja desejável pelas pessoas. 

Ideação 

Na etapa de ideação é feito um brainstorm, em que todos da equipe podem compartilhar suas ideias, pois uma pode complementar a outra e até se transformar em uma só, sempre em busca de uma solução que resolva o problema das pessoas em questão.  

Prototipação 

Finalmente na etapa de prototipação será implementada a ideia. São adicionados mais detalhes ao design, criando protótipos de alta fidelidade e definindo o design visual, os ícones, as cores e as fontes.  

Esta é uma fase experimental, e o objetivo é identificar a melhor solução possível para cada um dos problemas identificados nas duas primeiras etapas. As soluções são implementadas nos protótipos e, uma a uma, são investigadas e aceitas, aprimoradas e reexaminadas ou rejeitadas com base nas experiências dos usuários.  

Testes com usuários  

A última e talvez a mais importante etapa na criação de um produto baseado em UX é testar o design proposto com usuários e coletar feedbacks por meio de sessões de testes. É o momento em que as equipes costumam usar os resultados para redefinir um ou mais problemas adicionais. Esse pode ser um processo que demandará retornar aos estágios anteriores para fazer mais alterações e refinamentos — para encontrar ou descartar soluções alternativas. 

Vale ressaltar que a jornada é contínua. Após um produto ser lançado, é preciso realizar testes de usabilidade frequentemente para obter o máximo de benefícios de todo o processo, além de ter subsídios sobre o que está indo bem e o que pode ainda ser melhorado no produto.  

Agora que já sabe como funcionam as etapas de criação de um produto digital com base em UX, conte com a 7COMm para transformar suas ideias em realidade a partir de uma abordagem centrada no usuário. Somos referência em projetos de UX no Brasil. Fale agora mesmo com um de nossos especialistas!

Post relacionado