Menu fechado

Cloud, parceira da indústria em produtividade, eficiência e redução de custos

Cloud e a relação com a industria, eficiência e redução de custos

De acordo com a IDC, cloud também será elemento-chave na infraestrutura de TI em 2021, porque é um caminho rápido para a ampliação a adequação de empresas e indústria ao atual cenário. A consultoria afirma que somados os gastos com infraestrutura (IaaS) e plataforma (PaaS) em nuvem pública, o Brasil deve atingir US$ 3 bilhões, registrando crescimento de 46,5% em relação a 2020.  

A indústria vem desfrutando do conceito de cloud para garantir mais agilidade nos processos, proporcionando flexibilidade de acesso a informações estratégicas, escalabilidade e configuração rápida e segura de infraestrutura necessária ao tipo de atividade, de qualquer lugar. Além de contar com uma comunicação mais fácil e ágil entre os setores. 

O uso da cloud na indústria ajuda a melhorar a receita ao mitigar riscos, preparar o ambiente tecnológico para adotar novas tecnologias e dar agilidade e flexibilidade aos processos. Mineradoras, madeireiras, petrolíferas, metalúrgicas, agronegócio, eletroeletrônica e muitas outras, que estão evoluindo para Indústria 4.0, têm na cloud uma parceira estratégica para ganhar eficiência, produtividade e reduzir custos. 

Segundo análise do nosso Head de Vendas, Estratégia de Negócios e Alianças, Sergio Medeiros, “A indústria que tiver foco em seu negócio e evoluindo para parcerias estratégicas e especializadas em prover solução em Cloud, alcançará resultados em seus negócios mais rápido e com custos menores tendo uma performance em suas aplicações melhores que seus concorrentes.”  

Redução de custos com arquitetura cloud e foco no negócio 

A cloud traz à indústria o grande benefício de não ter que se preocupar com a infraestrutura de TI, deixando o gerenciamento, atualizações e manutenções por conta do provedor do serviço.  Isso representa redução de custos significativa, sem contar que amplia sobremaneira a capacidade de modernização do ambiente de TI a custos reduzidos. Assim, a indústria tem a vantagem de não mais conter a adoção de tecnologias emergentes para conter custos. 

Além de acelerar a transformação digital, com a nuvem, a indústria pode direcionar os funcionários que antes cuidavam do suporte e manutenção de infraestrutura ou do gerenciamento e planejamento do ambiente, para atividades mais estratégicas, alinhadas aos objetivos do negócio. Ganha, portanto, em eficiência, redução de custos, produtividade e o mais importante para a sustentabilidade do negócio: capacidade de inovar.  

Ainda analisando, Medeiros observa: “utilizar a infraestrutura Cloud com certeza trará redução de custos e aumentará sua eficiência, e até mesmo poderá usufruir da onda de inovação que o conceito 4.0 da Indústria está desenhando com alta velocidade”. 

Segundo relatórios de “Cloud for Manufacturing”, de vários analistas e fornecedores de soluções em Cloud, mostram que as soluções de manufatura baseadas na nuvem podem reduzir em até 54% os custos. Então, essa economia é percebida principalmente na infraestrutura de TI, manutenção e ciclo de vida de projetos operacionais novos ou existentes e na melhoria de processos. 

Como explorar todo o potencial da cloud? 

Para explorar todo o potencial da cloud, é necessário avaliar todo o ambiente tecnológico e de negócios para que estratégias personalizadas sejam desenhadas e adotadas. É recomendada a escolha de um parceiro especializado em ambientes de nuvem, que ajude a mapear as potencialidades de acordo com as características de cada operação.  

O parceiro certo é o que traz na bagagem conhecimento profundo de soluções disponíveis e que trabalhem com os principais fornecedores, além de ser capaz de estudar a estratégia tecnológica e de negócios e assumir uma postura consultiva. A começar pelo desenho da arquitetura ideal e assim construir a melhor configuração da infraestrutura, com definição da capacidade. É a forma mais ágil e segura de acelerar a evolução para a arquitetura de cloud. 

Clique aqui e entenda com os especialistas em cloud da 7COMm como potencializar seu negócio no conceito de nuvem. Eles sabem como levar a indústria a outro patamar, rumo à Indústria 4.0, acelerando a transformação digital com agilidade e segurança.

Post relacionado