Menu fechado

Blockchain garante agilidade e confiabilidade aos processos na manufatura

Blockchain garante agilidade e confiabilidade na manufatura

A tecnologia Blockchain já ocupa lugar de destaque em projetos na área de manufatura, na sua cadeia de suprimentos e na logística. Isso porque permite o rastreamento em tempo real do processo de fabricação de determinado produto, de forma confiável e inviolável. Dessa forma, todos os envolvidos no processo ficam cientes de qualquer instabilidade na operação ou avarias nos produtos.

Segundo o mais recente relatório da IDC, Worldwide Blockchain Spending Guide, as organizações devem gastar em torno de US$ 6,6 bilhões em soluções de Blockchain neste ano, um aumento de mais de 50% em relação a 2020. Até 2024, os gastos com a tecnologia devem registrar taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 48%.

Neste cenário, a manufatura de processos será o segundo setor que mais despenderá recursos com Blockchain nos próximos três anos, perdendo apenas para os bancos. O setor deve responder por mais de 20% dos gastos em todo o mundo. O principal caso de uso será na linhagem/proveniência dos lotes, processo comum nas indústrias farmacêuticas, por exemplo.

Benefícios do Blockchain na manufatura

Os usos do Blockchain na manufatura são os mais diversos. Uma fábrica pode registrar dados de projeto e produção. Na fabricação de peças, por exemplo, caso seja necessário fazer a atualização de algum item é essencial a aprovação de várias áreas. Neste sentido, o Blockchain agiliza esse processo, ao dispor todas as informações em tempo real a todas as cadeias envolvidas. As mudanças feitas são visíveis publicamente por todas as partes, criando transparência.

No caso de uma empresa de logística, a tecnologia traz agilidade e confiabilidade ao registro de dados de transporte e armazenamento, além de otimizar toda a cadeia de entregas. Não podemos deixar de lado a questão da segurança da informação. Como as redes são descentralizadas e criptografadas, o Blockchain não tem um ponto central de falha e é mais resistente a ataques maliciosos. Quem é capaz de validar ou não uma transação são os próprios computadores. Dessa forma, as operações digitais mediadas pelo Blockchain poderão tornar os processos mais seguros e ágeis, aumentando a eficiência operacional de uma planta industrial.

Não sabe por onde começar? Conte com a expertise dos profissionais da 7COMm na implementação de uma tecnologia de Blockchain que atenda às necessidades do seu negócio. Use a inovação em seu favor! Clique no link para entrar em contato.

Post relacionado