Menu fechado

Blockchain na indústria, muito além do mercado financeiro

Blockchain na indústria

Por proporcionar muita segurança, Blockchain é geralmente atrelada a sistemas financeiros ou de assinaturas de contratos online. Mas a indústria (farmacêutica, cosméticos, agronegócio, manufatura entre outras) também pode se beneficiar desses e de outros recursos.

Isso porque a tecnologia possibilita, em uma das suas funcionalidades e usabilidades, rastrear produtos de forma transparente ao longo de todo o ciclo de produção até o cliente final. Na linha de montagem, monitora os dados, gerando insumos para o controle de qualidade e para o setor de vendas, reduzindo custos e produzindo informações em tempo real para todos os participantes da cadeia.

Na logística, pode acompanhar todo o ciclo de movimentação dos insumos até o produto de forma facilitada e otimizar a entrega, ampliando a satisfação do cliente e fortalecendo a credibilidade da marca. E na parte financeira das indústrias, pode agregar muito valor em conciliação bancária e divergências financeiras e até gerar redução de custos considerável.

De acordo com Sergio Roberto Medeiros, head de Estratégia de Negócios e Alianças da 7COMm, Blockchain é chave para a evolução da cadeia de suprimentos e ajuda especialmente na redução de custo, meta perseguida constantemente pela indústria. “Com o Blockchain, todos os integrantes dessa cadeia de negócios têm a mesma visibilidade, as mesmas regras e, portanto, há redução significativa de divergências e agilidade em toda a jornada do negócio”, destaca Medeiros.

Além disso, prossegue o executivo, a indústria consegue registrar dados importantes do produto como número de série, rota, saída, chegada e lote, disponíveis para consulto de maneira ágil e segura. “Assim, há um ganho significativo de produtividade na operação.”

Mas o que é Blockchain?

Blockchain é uma tecnologia baseada em no protocolo P2P (comunicação de ponto a ponto). Tornou-se popular por ser base de atuação de criptomoedas (moedas digitais) e pelo seu potencial de agregar valor a diversos setores. Ele conecta sistemas, pessoas e processos sem intermediação e de forma segura.

A tecnologia registra fielmente e em diversos locais todas as transações realizadas online: valores, bens, serviços ou dados confidenciais. Esses registros são chamados de blocos (blocks). Cada um deles contém o histórico criptografado dos blocos anteriores, ou seja, a cadeia (chain), em uma arquitetura altamente segura.

Blockchain na Indústria 4.0

No processo de evolução para o conceito de Indústria 4.0, Blockchain é chave, porque gera eficiência e segurança à cadeia produtiva das empresas e a todos os parceiros envolvidos. O registro de informações sobre a produção e distribuição, por exemplo, é um recurso estratégico porque permite a troca de informações com clientes e fornecedores. Sem contar com tecnologias de rastreabilidade, que trazem diferenciais competitivos importantes, especialmente para a indústria alimentícia.

Outras aplicações apoiadas em Blockchain tornam as operações mais seguras contra fraudes, otimiza processos e reduz gastos operacionais, fortalecendo a competitividade e a credibilidade do segmento industrial não somente no Brasil mas também no mercado internacional.

Se a sua empresa quer ingressar ou fortalecer a evolução do negócio para a Indústria 4.0, empodere a sua estratégia com Blockchain. A 7COMm oferece suporte completo para buscar a proposta de valor total do Blockchain. Profissionais altamente qualificados e atualizados nos conceitos mais modernos da tecnologia estão prontos para desenhar uma solução sob medida para o seu negócio. Clique aqui e entre em contato.

Post relacionado