Começou a implementação do Open Insurance, ou Sistema de Seguros Aberto, no Brasil. A primeira fase da efetivação do projeto, que prevê o compartilhamento de dados públicos sobre canais de atendimento e produtos de seguro, previdência e capitalização, teve início em 15 de dezembro de 2021 e se estenderá até 30 de junho de 2022.
Entre as primeiras ações realizadas, além da publicação da Resolução CNSP nº 415/2021 e da Circular Susep nº 635/2021, que dispõem sobre as diretrizes para implementação do projeto, foi lançado o portal do Open Insurance. O site traz todos os detalhes sobre o projeto. Como as 3 fases de implementação e os benefícios, e responde às principais questões dos cidadãos sobre a novidade.
As partes envolvidas na implementação também entregaram um diretório de participantes, no qual as companhias deverão efetuar seus registros no Open Insurance, além de um service desk. Assim o canal disponibilizará atendimento gratuito e ininterrupto para o funcionamento do sistema e encaminhamento das demandas de clientes.
Neste primeiro momento, o Open Insurance garantirá acesso mais fácil ao consumidor a produtos e serviços disponíveis no mercado de seguros. Criando condições mais favoráveis, para que as entidades participantes também divulguem informações públicas relevantes para seus clientes e para o público em geral.
Próximas fases do Open Insurance
Assim como o Open Banking, o Open Insurance será implementado no País em fases, permitindo que o setor se organize e se adapte às mudanças. Na sequência da implementação da primeira fase, a Susep (Superintendência de Seguros Privados) estabeleceu às empresas realizarem testes de conformidade e registros das APIs para possibilitar o acesso às informações compartilhadas até 4 de março de 2022.
Na segunda fase, de 1 de setembro de 2022 a 15 de junho de 2023, o ecossistema permitirá que os consumidores, mediante seu consentimento formal, compartilhem seus dados pessoais na plataforma, de forma segura e ágil. As informações envolvem histórico de pagamentos, dados da apólice e sinistros e dados cadastrais referentes a seguros, previdência e capitalização.
A terceira e última fase será de efetivação dos serviços, com a realização de modificações/endossos, acessos, resgates e avisos de sinistros, com foco na melhoria da experiência dos clientes. Nesta etapa do dia 1 de dezembro de 2022 a 15 de junho de 2023, serão iniciadas as atividades de novas entrantes do mercado. As Sociedades Iniciadoras de Serviços de Seguros (SISS), a serem regulamentadas pela Susep.
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