Menu fechado

2022: um ano de desafios e grandes conquistas

2022: um ano de desafios e grandes conquistas

Se tivermos que definir o ano de 2022, poderíamos dizer que foi um ano intenso e rápido, frente aos inúmeros eventos que presenciamos, especialmente no segundo semestre. Só para registrar, foram seis meses em que passamos pelos feriados tradicionais, eleições gerais, copa do mundo de futebol, Black Friday e agora as festas que fecham o calendário. 

Nesse pacote, podemos até dizer que os dias úteis foram, proporcionalmente, diminutos se comparados aos grandes e numerosos projetos que tivemos a oportunidade de empreender e colocar em operação junto com os nossos clientes – aqueles que já conheciam a qualidade dos nossos profissionais e os que passaram a conhecer. Isto sem contar a participação nos vários eventos setoriais, os grandes prêmios dos quais participamos – os que conquistamos e os que “batemos na trave”. Tudo tão importante quanto os novos clientes e parceiros que orgulhosamente podemos apresentar. 

Se tivermos que resumir 2022 em uma palavra, esta poderia ser “conquista”. Junto com a retomada dos negócios e atividades sociais presenciais, depois do longo período de reclusão imposto pela pandemia, podemos contabilizar os dividendos do rápido processo de digitalização das nossas relações. Afinal, trilhamos rapidamente um longo percurso, agora consolidado naquilo que convencionamos chamar de transformação digital. 

Um fenômeno que, particularmente, abriu várias portas para a família 7COMm. Tivemos reconhecidos não só o nosso trabalho, como o nosso compromisso com treinamento e capacitação. Com isto, a área de treinamentos personalizados em tecnologias transformadoras de negócios, atendendo demandas de clientes – frente nossa expertise em negócio, passou a certificar Processos Regulatórios. 

Tanta competência acumulada nos credenciou à prospecção de clientes em setores que passaram a consumir tecnologia e inovação com mais desenvoltura, como as áreas de hotelaria e entretenimento, para as quais desenvolvemos plataformas de integração e gestão inteligente da cadeia de pagamentos; o setor farmacêutico – dono de grande visibilidade neste período de pandemia – e o gigante agronegócio, que responde por 25% do PIB nacional, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), ligada à Universidade de São Paulo (USP), e para o qual desenvolvemos soluções de rastreabilidade adotadas por empresas líderes neste setor. 

Falando em sistema financeiro, é bom lembrar que ele é parte do nosso DNA. Registramos mais de 500 Mil horas de desenvolvimento para um dos principais bancos privados do País, atendendo as áreas de Cartões, Investimentos / Corretora, Mobile PJ e PF, Caixa Eletrônico, Financiamento de Veículos, Empréstimos e Cobrança, com soluções para clientes nacionais e globais. 

Evoluímos o Portal Multibancos, para automatização dos processos de Cobrança, interconectado com cerca de 10 bancos, para gestão financeira de boletos, pagamentos e recebimentos; e desenvolvemos a nova versão do EDI7, solução de transferência de dados, com atualização tecnológica para maior segurança e escalabilidade dos nossos clientes. 

Esta é a nossa essência e, observando as mudanças anunciadas pelo setor financeiro, estamos apenas no início. Criamos squads de usabilidade, arquitetura e desenvolvimento para integração, evolução e reposicionamento de soluções para Banco Digital, BAAS (Banking as a service), IAAS (Investment as a service), Renda Fixa, Renda Variável e Risco para segmento Financeiro, e automatizamos a esteira de crédito seguro de uma das maiores empresas de Factoring do País. 

Acompanhando a agenda do Banco Central, com a implementação do PIX e agora as suas variantes PIX Saque e Pix Troco; a implementação do Open Banking – soluções que nos credenciaram a ofertar serviços e produtos às Seguradoras (Open Insurance), completando o leque Open Finance -, nós nos credenciamos e capacitamos o nosso time de profissionais para acompanhar a evolução do setor e entregar soluções inovadoras aos nossos clientes. Exemplo disto são o nosso apoio e direcionamento do mercado na utilização da tecnologia Blockchain para transformação e inovação dos negócios, e a nossa participação nos grupos de discussão de novos produtos financeiros, como o Real Digital, para que nossos clientes contem com tecnologias de ponta e em conformidade com a regulação setorial. 

Podemos dizer que a qualidade das nossas soluções, dos projetos e da nossa equipe transformaram os negócios dos nossos clientes. Algo que pode ser comprovado no projeto que desenvolvemos para a maior associação de advogados do País, com recursos inovadores de interoperabilidade e integração. 

Como mencionamos no início, os 365 dias de 2022 pareceram poucos diante das várias frentes que nos envolvemos e tivemos oportunidade de concluir, enquanto acompanhávamos a evolução de tecnologias importantes, como a computação em nuvem – revisamos toda a infraestrutura de cloud computing das soluções 7COMm, para termos maior segurança e escalabilidade; e desenvolvemos uma versão mobile do OB7, integrada com os principais núcleos dos sistemas bancários do mercado. 

Cada iniciativa nos trouxe um desafio diferente e ampliou nossos horizontes de conhecimento. Tanto que estivemos entre os finalistas de duas premiações: Inovativos e Banking Transformation. 

Na primeira, a Innovations, disputamos a premiação na categoria serviços financeiros, com o projeto “Interoperabilidade entre registradoras – Recebíveis de arranjos de pagamento”. Extremamente desafiador, o projeto envolveu a criação de um ambiente de interoperabilidade entre Registradoras (IMFs), para compartilhamento de informações e garantia da correta formalização nos registros de recebíveis. O ambiente foi implementado utilizando arquitetura unificada baseada em APIs e o canal desenvolvido pela 7COMm consolida as informações e libera as credenciadoras da conexão individual entre elas. 

Este mesmo projeto de interoperabilidade subiu ao podium no prêmio Banking Transformation, promovido pela Cantarino Brasileiro. Disputamos o prêmio com vários outros cases na categoria Eficiência Operacional, e trouxemos para casa o reconhecimento do projeto desenvolvido para a Associação para interoperabilidade de IMFs, formada pelas organizações B3, CERC, CIP SAETAG IMF, conhecida como APIIMF. 

Com o sistema de interoperabilidade, as transações de antecipação de recebíveis se tornaram mais transparentes, ampliando a segurança dos credores e deve impulsionar a queda nas taxas de juros aplicadas nessa modalidade de empréstimos. 

Dentre os benefícios claros do sistema, está a possibilidade de negociar os recebíveis com diversas instituições, já que no novo modelo, se o lojista dá uma parte dos recebíveis como garantia no contrato de crédito, ele pode negociar o restante com outras instituições. Esses e outros ganhos levam a um sistema financeiro mais competitivo e a ofertas mais amplas de crédito para os lojistas. Ao impactar mais intensamente as pequenas e médias empresas, o projeto é capaz de afetar a estabilização dessas empresas e seu crescimento, beneficiando toda a economia brasileira. 

Definitivamente, tivemos um ano extremamente proveitoso, recheado de muitos desafios e resultados positivos. Foi um período intenso, que não coube nele mesmo. Mas comemoramos a trilha aberta para novas jornadas sustentáveis. E já temos na bagagem para 2023 o desenvolvimento de talentos e profissionais em diversos segmentos de TI, juntamente com a estratégia de atuação internacional, para atender empresas fora do Brasil com ofertas diversas, incluindo o Professional Service Global R3. Somos parceiros da R3 para desenvolvimento de projetos de Blockchain e credenciados para atuar no mundo todo com este serviço. 

Encerramos 2022 certos de que estamos preparados para recomeçar o ciclo entregando produtos, serviços e tecnologias de alta qualidade aos nossos clientes. Por isso agradecemos a todos os nossos colaborares, clientes, parceiros de negócios e amigos por cada oportunidade.  

Desejamos a todos um excelente 2023, repleto de novos desafios e conquistas. Que essa jornada seja feliz e promissora, com muitas oportunidades para que no próximo ciclo possamos relatar novamente mais resultados de sucesso. Um brinde ao novo ano! 

Post relacionado