No atual mundo, em constante transformação, os sistemas tecnológicos corporativos precisam ser cada vez mais flexíveis, ágeis e escaláveis, para atender às novas demandas e necessidades do negócio.
Quando o sistema faz parte de um processo tão crítico como a troca de informações com outras empresas – documentos, notas fiscais, recibos de pagamento, ordens de compra, entre outras – essas características se tornam ainda mais vitais na escolha da ferramenta mais adequada para acompanhar as evoluções.
Atenta à essa movimentação do mercado, a 7COMm usou as mais modernas tecnologias para desenvolver a Nova Plataforma EDI7 (Electronic Data Interchange, em português Intercâmbio Eletrônico de Dados), apoiada na experiência de 30 anos em tecnologia EDI.
“A 7COMm tem o conhecimento necessário para estar na vanguarda e garantir escalabilidade, segurança, flexibilidade, controle, customização e a arquitetura ideal para um serviço essencial como o de troca de informações entre empresas”, diz Jorge Tokuda, IT Director da 7COMm.
Segundo o executivo, são cinco os principais pilares tecnológicos considerados pela 7COMm no desenvolvimento da Nova Plataforma EDI7:
1- Evolução tecnológica – Moderna Arquitetura e Melhor Experiência para o Usuário
Desenvolvido em Microsoft .NET 6, a NPEDI7 utiliza ainda o conceito de empacotamento dos serviços através da ferramenta Docker. Este processo, conhecido também como conteinerização, facilita e agiliza a implantação do sistema. O gerenciamento desses contêiners é feito por meio das plataformas Kubernet e Docker Swarm, que garantem maior escalabilidade ao sistema, como resposta a um aumento de demanda.
A Nova Plataforma EDI7 usa as linguagens e ferramentas mais modernas de desenvolvimento web. Angular e HTML5/CSS no front– end com arquitetura SPA (Single Page Application), que provê ao usuário uma melhor experiência de navegação, ao baixar de uma só vez todos os elementos da página que está sendo visitada. Essas modernas linguagens de programação também permitem que o cliente customize a interface do sistema e aplique sua própria identidade visual na página. Pequenas adequações de navegação também podem ser executadas pela equipe de user experience do cliente, caso essa seja uma demanda esperada.
A transferência de arquivos, que era feita por CGI na versão anterior do EDI7, foi substituída pelo Web Socket, componente mais rápido e eficiente. O back-end, que armazena as regras de negócio, agora é acessada através de APIs REST, padrão global de desenvolvimento. Isso permite grande flexibilidade ao cliente, que pode adicionar novos serviços à plataforma, incluindo aplicações mobile e facilita integrações com outros sistemas.
Elastic Search e Kibana são as tecnologias utilizadas para armazenar os logs do sistema e permitir a visualização dos dados indexados. O uso dessas ferramentas facilita a monitoração e detecção de eventuais ameaças ao sistema.
2-Escalabilidade
Para dar mais agilidade e escalabilidade ao sistema, a arquitetura da Nova Plataforma EDI7 é totalmente baseada em microsserviços, que cooperam entre si, mas que atuam de forma independente. Assim, caso um serviço específico comece a ter um incremento de requisições, por exemplo, ele pode ser escalado de maneira independente, o que otimiza tempo da equipe de TI e custos de investimento em infraestrutura. Em sistemas antigos, monolíticos, toda a plataforma precisava ser replicada, mesmo que apenas um serviço fosse escalado, gerando um processo caro e custoso para a organização.
3-Segurança da Informação e LGPD
Tema crítico para a TI, em especial quando se trata de sistemas de troca de informação entre empresas, a segurança da informação mereceu especial atenção da 7COMm na Nova Plataforma EDI7.
A tecnologia utilizada para autenticação e autorização do usuário na ferramenta é o OAuth2 e OpenID Connect, protocolos que se tornaram padrão para uso em sistemas web corporativos por sua confiabilidade. Não por acaso, são os protocolos utilizados nos sistemas de Open Banking e Open Finance.
A implementação do OpenID Connect e OAuth2 no EDI7 é realizada através da ferramenta Keycloak da Red Hat que faz a gestão de identidades e acessos do sistema, permitindo o uso de 2FA (segundo fator de autenticação), uso de identificação por certificados digitais, além de outros recursos embarcados nesta ferramenta.
Para estar em compliance com a LGPD (Lei Geral de Proteção e Dados), todas as informações sensíveis pessoais do usuário, como nome, telefone e e-mail, ficam armazenadas no Keycloak, apartadas do EDI7, que identifica o usuário apenas por um número, ou ID. Isso garante segurança adicional ao sistema, pois, caso aconteça alguma invasão cibernética, estes dados sensíveis não são expostos.
4-Flexibilidade e customização
Para que possa atender às demandas particulares de cada empresa, o EDI7 é um sistema altamente configurável e flexível. Multiplataforma, o sistema pode rodar tanto em servidores Linux como em Windows.
Como foi desenvolvido em uma arquitetura de microsserviços, é fácil para o cliente agregar novos serviços à plataforma que atendam aos requisitos específicos do seu negócio. O EDI7 é compatível ainda com vários bancos de dados relacionais do mercado, facilitando ainda mais a integração no cliente.
5-Controle
Um dos diferenciais de mercado do EDI7 é a configuração do módulo automático no servidor do cliente. Isso permite acesso rápido ao serviço por parte do suporte da 7COMm, o que permite a imediata resolução de qualquer problema. Garante ainda a execução da melhor configuração técnica para realização das rotinas que atendam às necessidades do negócio, sem sobrecarregar a infraestrutura de TI do cliente.
Algumas das facilidades do módulo automático do EDI7 são a possibilidade de criar agendamentos distribuídos em uma janela de tempo para evitar picos de utilização; agendamento de upload separado do de download; facilidade de atualização do módulo automático com agendamento para efetivação da nova versão; e backoffice executado no navegador com perfis administrativos e Help Desk.
O Dashboard do EDI7 permite uma visualização amigável e customizada de diversos relatórios e gráficos de utilização do sistema, seja por tipo de documento, período de tempo, tipo de produto ou característica específica definida pelo negócio, sendo uma ferramenta de apoio gerencial importante para a organização.
Entre agora mesmo em contato com os especialistas da 7COMm e tenha a plataforma mais moderna, robusta, flexível, segura e customizável do mercado em sua empresa.