Menu fechado

Como squads ágeis podem impulsionar a tecnologia na sua empresa

Como squads ágeis podem impulsionar a tecnologia na sua empresa

A tecnologia é elemento central em processos que buscam maximizar resultados e produtividade do negócio. Assim, investir em métodos e frameworks ágeis como squads de desenvolvimento é um caminho para agilidade, dinamismo e eficiência na criação e entrega de projetos. Sejam em projetos de desenvolvimento de um aplicativo ou software.

Com squads ágeis é possível alocar os esforços de especialistas com as skills certas para as demandas de negócio. Criar um aplicativo do zero, por exemplo, exige tempo e investimento. Ou seja, um prazo para entrega, quanto será investido no projeto e o que estará previsto no trabalho. Tudo isso tem como único objetivo a entrega de um produto final de excelência no menor tempo possível.

Para alcançar esse resultado, é essencial montar um time multidisciplinar alinhado à cultura do cliente, em todos os seus processos, mantendo seus valores. Essa equipe é geralmente constituída por no máximo dez profissionais, incluindo desenvolvedores, arquitetos de software e UX designers, que têm como regra a troca de conhecimento entre eles.

Projeto de escopo aberto ou fechado?

O sucesso de um projeto está diretamente ligado a um bom planejamento, portanto, é essencial definir cada etapa com detalhes. Para isso, é necessário desenhar o escopo, no caso de projetos preditivos e backlog do produto para projetos ágeis. Um documento com a descrição de tudo o que será feito e de qual forma para viabilizar a entrega de determinado produto ou serviço. Ou seja, um mapeamento detalhado de quais caminhos devem ser seguidos até a conclusão do projeto.

Existem dois tipos de escopo: aberto e fechado. A melhor forma de definir qual deles seguir no desenvolvimento de um projeto é pensar na liberdade para mudança ao longo da sua elaboração. Quanto maior a necessidade de redução do time-to-market para entrega de valor e flexibilidade de alteração e evolução do produto, melhor ele se adaptará ao escopo aberto. Já no tradicional escopo fechado as alterações são raramente aceitas e o rigor com prazos é sempre alto.

Para se ter ideia, antigamente um projeto era planejado por dois anos, para finalmente ser realizado no terceiro ano. Hoje, essa demora pode implicar em perdas para a concorrência. Nesse sentido, o escopo aberto de projeto, que prioriza a entrega de valor a curto prazo, pode ser considerado uma evolução natural, que surgiu com as metodologias ágeis e as novas formas de pensar produtos e serviços, visando proporcionar soluções alinhadas às expectativas do mercado.

Na 7COMm, o modelo de squad ágil, pensado para cada cliente, permite a troca de conhecimento e compartilhamento de negócio. Cerca de 200 projetos já foram entregues neste modelo, alinhando flexibilidade a uma boa organização.

Nossos especialistas agile e desenvolvedores  entendem os objetivos do negócio e detectam a mais rápida solução de desenvolvimento. Com o propósito de avaliar o andamento do projeto são realizadas reuniões semanais entre os líderes das squads para o aperfeiçoamento constante dos projetos. Quer saber mais como podemos ajudar com nossos squads de desenvolvimento? Fale agora com um de nossos especialistas.

Conteúdo assinado por Debora Cristina Ramos, especialista em Squads de Desenvolvimento.

Post relacionado