Menu fechado

Squads de desenvolvimento: é a saída para acelerar inovação

Todas as áreas corporativas precisam ser estratégicas e contribuir para os resultados de negócios. Para alcançar essa meta, empresas de variados setores de atuação estão formando grupos multidisciplinares, chamados de squads de desenvolvimento, que reúnem profissionais de diferentes habilidades e competências técnicas.

Mas um grande desafio é dispor de mão de obra qualificada internamente para desenvolver com agilidade tecnologias que tragam produtos e serviços inovadores para atrair clientes digitais. Diante do déficit de profissionais no mercado, companhias têm buscado na terceirização de squads de desenvolvimento de TI uma alternativa segura e rápida para acelerar a inovação e não perder competitividade.


Por que squads de desenvolvimento?

O mercado hoje exige rapidez no desenvolvimento de soluções e serviços que estejam em linha com as expectativas do consumidor transformado pelo digital. É preciso ter garantia das habilidades e competências de um squads de desenvolvimento de TI pronto para criar, desenvolver tecnologias com diferenciais atraentes para o usuário/consumidor e que garantam uma excelente experiência ao cliente (CX).

Nesse cenário, esses grupos multidisciplinares são essenciais por atuarem muito alinhados aos objetivos estratégicos da companhia e com integrantes treinados nesse tipo de formação colaborativa de trabalho. Sabem definir prioridades nos projetos, acelerar processos e entregas, sendo capazes de habilitar planos de negócios atuais e futuros.  São os chamados squads de desenvolvimento de TI.

Como montar um squad de desenvolvimento ideal?

Não existe uma formação universal de squad, que sirva para todos os diferentes objetivos de negócios das empresas. O que vai orientar a composição desse grupo multidisciplinar é o propósito que deve ser atingido. Assim, esse time pode integrar profissionais de habilidades e competências que nem sempre são comuns.

Squads de bancos, focados na experiência do usuário (UX), por exemplo, costumam incluir antropólogos, que conhecem bem o comportamento humano, e ajudam muito na análise e percepção de hábitos, preferências de clientes, para o desenvolvimento de um app mais intuitivo.  

No atual cenário de uma economia cada vez mais digital, é preciso correr para não perder posições no mercado. Os squads de desenvolvimento de TI têm de entrar em cena o mais rápido possível. A saída para ganhar essa agilidade é terceirizar essa estratégia, contratando parceiros experientes, que sabem montar o time certo para cada desafio de negócio, analisar a formação desses times altamente estratégicos, e oferecer profissionais qualificados para alocação ou atuação remota. A 7COMm conta com uma área de Squads, composta por arquitetos, UX, designers, full stack, back end e front developers, que trabalham com flexibilidade para atuar nas empresas-clientes, totalmente remotos ou em composições híbridas. Se sua empresa quer saber mais sobre como tornar seu Time mais ágil por meio da formação de squads, procure a 7COMm.

Post relacionado