Menu fechado

Squad, dínamo de inovação em todos os setores

A diversidade de habilidades e competências tem impulsionado resultados em empresas de variados setores da economia. Isso porque ela proporciona visão 360° do negócio, trazendo melhor entendimento do consumidor, produtos inovadores e ganho significativo de velocidade e de competitividade. Talentos de variadas áreas das organizações estão sendo reunidos em grupos para desenvolver e entregar com velocidade inovação e competitividade aos clientes em uma arquitetura chamada squad.

Nos squads, que na livre tradução significam “esquadrões”, não há paredes com o propósito de facilitar a interação e a integração de profissionais. Reunidos em grandes mesas, trocam ideias, apoiadas por metodologias ágeis e DevOps. São um centro produtor de ideias para impactar mercado e sociedade com pura inovação. Bastante usados nas estratégias de bancos tradicionais e digitais, eles estão cada vez mais presentes em empresas de variados setores que precisam de agilidade e diferenciais competitivos.

Nem sempre esses dínamos de inovação recebem o nome de “squad”. Em muitas empresas, os variados squads são chamados de grupos, equipes, times, mesas, células ou teams delivery. E para deixar fluir a criatividade, eles têm autonomia para traçar ações e processos, contudo alinhados aos stakeholders (pessoas, áreas, organizações, entidades ou todos que estão interessados direta ou indiretamente em um projeto), alimentando e sustentando alta competitividade.

Como montar um squad campeão?

Os produtos nascem nesses grupos e são testados em modelo colaborativo, em que erros e acertos são méritos coletivos. Há respeito por todas as habilidades e competências de cada profissional, pois formam o blend perfeito para a geração de resultados propostos. Mas como montar um squad campeão?  

O primeiro passo é definir quais perfis profissionais são essenciais ao projeto. A melhor forma é questionar a falta de uma determinada habilidade ou competência no squad. Ou seja, qual será a perda caso esse ou aquele profissional não esteja no time? É justo a avaliação dessas consequências que levará à melhor configuração, que poderá mudar de acordo com o projeto.

Para agilizar essa formação, no início de 2020, em plena pandemia, que exigiu a aceleração da transformação digital no universo corporativo, a 7COMm criou o departamento de Cloud e Squads. Essa estrutura tem como um dos seus importantes diferenciais a flexibilidade que oferece aos clientes: com os times trabalhando nas empresas contratantes, totalmente remotos, ou em composição híbrida.

Os squads de desenvolvimento da 7COMm são formados por arquitetos, UX, designers, full stack, back, front, especialistas em DevOps e metodologias ágeis, que são configurados em grupos, de acordo com a necessidade dos desafios dos clientes e propósitos de negócios. Dessa forma, garantem entrega de valor.

Entregas rápidas, ajustes rápidos são lema nos squads

A receita do sucesso mora nas entregas fatiadas do projeto, no modelo Devops, que possibilita a sua implementação em fases. Dessa forma, minimiza ou elimina o impacto na continuidade do negócio enquanto o ambiente do cliente é modernizado. A vantagem das entregas rápidas é que os ajustes também acontecem de forma rápida. Com os squads, projetos realizados no modelo tradicional podem sofrer redução no seu tempo de conclusão, em alguns casos, de até 80%.

O DevOps facilita o alinhamento com Agile, gestão de serviços e construção de ambientes e soluções, agilizando o desenvolvimento de software, testes, implementações, com qualidade e controle. Mas toda a movimentação nos squads começa com o entendimento das dores do cliente, para resolver o problema.

O alvo final é aprimorar em nível de excelência a experiência do cliente, desenhar suas jornadas e estruturar os times que atuarão nelas de ponta a ponta. E o mais atraente é que em tempos de transformações galopantes do mercado, os squads oferecem maior capacidade de respostas a mudanças, com mais velocidade.

Se a sua empresa quer montar uma estratégia de squad para desenvolvimento rápido de soluções inovadoras, que proporcionem grande impacto competitivo no mercado, hoje ávido por inovação em plena aceleração da economia digital, clique aqui e fale com a 7COMm.

Post relacionado