Menu fechado

5 vantagens da cloud computing para o seu negócio

Cloud computing virou requisito obrigatório para que a infraestrutura de TI, seja qual for o porte da empresa, esteja alinhada à sua estratégia digital, garantindo agilidade e confiabilidade à operação. O constante aumento no fluxo de dados e informações vitais ao negócio exigem, no fim das contas, um ambiente virtual robusto e seguro para gerenciar e acessar com facilidade todos os ativos.

Segundo o estudo IDC Predictions, da IDC Brasil, o mercado de TIC no país deve crescer 7% em 2021, mesmo sob o impacto da pandemia. Parte desse crescimento vem dos investimentos em cloud computing.

Os gastos com infraestrutura (IaaS) e plataforma (PaaS) em nuvem pública no Brasil devem atingir US$ 3 bilhões, alta de 46,5% em relação a 2020. O modelo de nuvem privada também cresce, totalizando US$ 614 milhões em 2021, e o maior crescimento será de nuvens privadas como serviço (DCaaS), que avançarão 15,5%, se comparado ao ano passado.

As vantagens com a utilização da cloud computing são inúmeras. A seguir, elencamos 5 benefícios que a nuvem oferece aos negócios:

Baixo custo

Com baixo custo inicial, a cloud computing elimina os gastos com aquisição de servidores para construir uma infraestrutura de TI. Ela possibilita o armazenamento e a capacidade de processamento utilizando o que você já usa.

A redução de custos é significativa tanto com hardware, licenças de software e manutenção de sistemas. A economia com gastos em energia é outra vantagem, já que as máquinas são alocadas diretamente das fornecedoras.

Segurança e prevenção

O serviço na nuvem oferece inúmeros recursos de segurança que podem ser aprimorados, de acordo com o tipo de serviço contratado. Criptografia de ponta a ponta, autenticação de dois fatores e controle de acesso são alguns exemplos.

Ao contrário dos sistemas tradicionais, em que é necessário fazer backups constantemente para manter os dados minimamente protegidos, na nuvem isso é de inteira responsabilidade de seus provedores. Em caso de falhas de hardware, não haverá perda de informações, pois os backups estarão em rede.

Flexibilidade e mobilidade

Com a cloud computing, você acessa todos os dados estratégicos remotamente, a partir de qualquer lugar ou dispositivo e não precisa ser um computador, os arquivos podem ser visualizados do seu celular. Basta ter acesso à internet.

Adaptável a qualquer tipo de empresa, a nuvem ainda permite alterar a infraestrutura da tecnologia de acordo com as necessidades de armazenamento do seu negócio, de forma fácil e prática, sempre que achar necessário. Nos métodos convencionais, qualquer mudança na capacidade de armazenamento de dados envolvia burocracia e aumento exponencial de gastos.

Atualização constante

Ao migrar para cloud computing, caberá aos serviços contratados zelarem pela atualização dos seus produtos, incluindo as de segurança. Elimina-se, assim, a dependência de uma equipe de TI para este fim.

Colaboração

Os serviços na nuvem também são ideais para fins de colaboração e gestão de equipes.

Eles permitem que várias pessoas editem, colaborem entre si e possam compartilhar informações na nuvem em um único arquivo ou documento, ao mesmo tempo. Não perca mais tempo! Explore todo o potencial da nuvem e aumente suas possibilidades com a 7COMm. Nossos especialistas podem ajudar sua empresa com estratégias de utilização e ofertas de arquitetura, migração, instalação e monitoramento de aplicações

Post relacionado