Menu fechado

Squad: o segredo para acelerar a inovação no seu negócio

Squad, o segredo para acelerar inovação no seu negócio.

Em busca de mais agilidade no desenvolvimento de produtos e soluções disruptivas e se tornarem mais competitivas, muitas empresas de variados setores vêm terceirizando squads em seus modelos de negócio. Mas o que são squads? São times multidisciplinares, formados por profissionais de diferentes áreas da organização e também de fora dela. 

O segredo desses times, apoiados em metodologias ágeis, mora na união de diferentes habilidades e competências que gera insights, ampliando a visão e a análise da movimentação do mercado e especialmente sobre as atuais expectativas dos consumidores, bem como seus novos perfis, transformados pelo mundo altamente digital e hiperconectado. Dessa forma, as empresas conseguem acelerar a inovação, ao ter uma visão muito além da tradicional. 

Principais ganhos com squad  

Mais autonomia: descentralizar as atividades permite aos profissionais maior controle das ações tomadas nos projetos, mais alinhada aos objetivos de negócio. Cada um deles abraça o desafio, com sentimento de “dono”, criando compromisso mais sólido com a assertividade no desenvolvimento conjunto. 

Alta produtividade: o fortalecimento da autonomia, com escolhas que garantem eficiência, assertividade e agilidade torna as equipes mais focadas e produtivas.  Todos trabalham unidos em um único propósito. 

Total colaboração: o desenho dos squads, com todo o time no mesmo ambiente, torna a interação dinâmica e transparente, com constante troca de ideias, favorecendo a criatividade e amadurecendo a inteligência coletiva da equipe. 

Terceirização traz squad sob medida para o negócio 

Para ganhar mais agilidade e eficiência, a estratégia que vem crescendo no mercado corporativo é a terceirização de toda a jornada do desenho do squad ágil, que vai desde a avaliação de quais dos seus profissionais devem compor a equipe ágil e multidisciplinar e a necessidade de agregar outros de fora da empresa.  

O ponto chave é que sem pessoas, nenhuma ideia é capaz de ganhar forma e gerar inovação, ainda que apoiada em metodologias ágeis e nas mais altas tecnologias. Sendo assim, o primeiro passo é escolher com muita propriedade os integrantes do time, cuidando para que as competências e as habilidades de cada um estejam alinhadas aos objetivos do projeto. 

Quebra de Página 

Nesse modelo, a 7COMm oferece um serviço estratégico e diferenciado, com profissionais multidisciplinares, reunindo diferentes competências e habilidades que se complementam para a entrega de valor nos projetos. Além disso, a empresa prima por exercer ação consultiva, compartilhando inteligência e excelência em processos junto de uma gestão horizontal. 

A 7COMm se diferencia por ser experiente em previsibilidade de custos na formação de seus times, contar com plataformas emergentes de acompanhamento e gerenciamento de tarefas e especialistas em variados setores da economia. 

Oferece total flexibilidade ao cliente na construção de squads com duas frentes: o squad híbrido, formado com profissionais 7COMm, que interagem e se somam ao squad do cliente. E o squad interno, nas instalações da 7COMm, que contam com reuniões horizontais técnicas, disseminando conhecimento para acelerar entregas e ter visão global do desenvolvimento dos projetos e alinhada às urgências do cliente. 

Se a sua empresa quer acelerar o desenvolvimento de produtos e soluções disruptivas, impulsionar a competitividade e trazer inovação para o negócio, entre em contato com nossos especialistas neste link

Conteúdo assinado por Lucas Chioqueti do Nascimento, especialista em Squad.

Post relacionado