Menu fechado

Real Digital x Criptomoedas: quais são as principais diferenças?

Real Digital x Criptomoedas: quais são as principais diferenças?

Vem aí o Real Digital, a moeda eletrônica brasileira. Na prática, ele é exatamente como as notas e moedas que você tem na sua carteira, com a diferença de existir apenas no ambiente virtual, podendo ser usado em transações pela internet. A novidade tem a premissa de viabilizar novos modelos de negócio, aumentar a concorrência e trazer inovação

Com lançamento oficial previsto para 2024, ainda há muitas dúvidas sobre as características e usabilidade do Real Digital. Por ser uma moeda digital, é fácil confundi-lo com uma criptomoeda. No entanto, embora ambas existam no mundo virtual, são totalmente diferentes e até concorrem no mercado. 

Para melhor compreensão, listamos as principais características que diferem a criptomoeda de uma moeda digital. São elas: a descentralização, o valor, a segurança e a privacidade.  

Diferenças entre o Real Digital e criptomoedas 

Real Digital é uma moeda eletrônica que o Banco Central está desenvolvendo, ou seja, será controlado pelo governo. Aí está a principal diferença, pois no caso das criptomoedas, como o Bitcoin, não existe uma autoridade específica responsável por sua emissão ou controle. Criadas em uma rede blockchain, elas são regularizadas em sua própria comunidade de usuários. 

O valor de ambas também não é o mesmo. No caso das moedas digitais, sua precificação será definida pelas normas do Banco Central e corresponderá ao valor do dinheiro físico emitido atualmente. Por outro lado, quem define o preço da criptomoeda é o próprio mercado, seguindo a lei da oferta e da procura.  

Em relação à privacidade, como são controladas por autoridades, as moedas digitais permitem um monitoramento constante da situação financeira das pessoas físicas e jurídicas. Além disso, por fazer parte do sistema bancário, é preciso fornecer e comprovar dados pessoais, como endereço e documento de identidade. 

Neste quesito, as criptomoedas dão maior privacidade, pois não é preciso fornecer nenhuma informação para criar uma carteira. Para efetuar uma transação, basta ter o endereço da carteira de destino.  

Quer saber mais sobre o Real Digital? Fale com nossos especialistas e veja como a 7COMm pode prestar todo o suporte para sua empresa se beneficiar da nova moeda digital. 

Conteúdo assinado por Sergio Medeiros, Professional Services Especialist.

Post relacionado