Ainda está em tempo de acelerar a sua jornada no Open Banking, que promete revolucionar o setor financeiro no país, no modelo de sistema financeiro aberto, em que os dados de clientes são padronizados e compartilhados e produtos e serviços bancários inovadores tornem essa arena ainda mais competitiva. O Banco Central (BC) estima terminar em 2021 a maior parte da implementação dessa revolução no Brasil.
E o Banco Central (BC), que adiou a terceira fase para o dia 29 de outubro, já divulga a agenda de 2022: para 15 de fevereiro, será a vez de compartilhar serviços de transferências entre contas do mesmo banco e TED. Em 30 de março, acontecerá o compartilhamento do envio de propostas de operações de crédito a clientes que aderirem ao Open Banking. Para 31 de maio serão compartilhados dados de clientes sobre demais operações financeiras, como câmbio, investimentos, previdência e seguros. Em 30 de junho, o compartilhamento de serviços de pagamento por boleto e em 30 de setembro, o compartilhamento de serviços de débito em conta. Anote!
APIs no coração do Open Banking
As APIs (Applications Programming Interface ou Interfaces de Programação de Aplicativos) são o coração do Open Banking. Isso porque todas as transformações só serão possíveis a partir do seu uso, ao permitirem integração e compartilhamento de dados na plataforma.
Uma boa gestão de APIs é chave porque permite economizar tempo e acelerar a criação de produtos digitais, possibilitando oferecer serviços personalizados e focados na experiência do cliente. A 7COMm mantém parceria estreita e estratégica com a WOS2, reconhecida no mercado no gerenciamento de APIs, para oferecer a melhor tecnologia, orientando cada passo, identificando e criando APIs, além de centralizar toda a documentação para facilitar integrações imediatas e futuras. As APIs abertas são a essência do Open Banking.
Ebulição de oportunidades com o Open Banking
A expectativa em torno do Open Banking é justificada porque irá proporcionar aos bancos, fintechs e a outros atores do setor desfrutar de uma arena altamente competitiva, praticando taxas atraentes, favorecendo o consumidor e também o seu empoderamento, visto que ele será dono, de fato, dos seus dados, podendo compartilhá-los com qualquer instituição financeira. A disputa pelo cliente, de acordo com o BC, será mais equilibrada e a sua empresa não pode ficar de fora.
A projeção desse novo cenário está movimentando a estratégia de muitas empresas porque não querem perder a chance de participar do Open Banking, inovar, expandir para novos mercados e crescer. Nesse novo desenho do setor financeiro, é vital contar com um parceiro que cuide dessa avaliação por meio de consultoria personalizada e, assim, consigam colocar em ação uma estratégia sob medida para explorar todo o potencial do Open Banking.
Com mais de 30 anos atuando no setor financeiro, a 7COMm tem um time altamente especializado em APIs Open Banking, capaz de conduzir sua empresa nessa jornada de maneira ágil e segura, explorar e desfrutar de todas as oportunidades de negócios que serão geradas com o Open Banking no país. Acesse o link e converse com os nossos especialistas.
Conteúdo assinado por Sergio Medeiros, Professional Services Especialist.