Menu fechado

7Coins: reconhecimento e recompensa são chave para reter profissionais

7Coins: reconhecimento e recompensa são chave para reter profissionais

Um dos maiores desafios das corporações é reter seus melhores colaboradores. Um problema que se agrava quando as empresas atuam em ambientes de extrema competição, como acontece no segmento de tecnologia e inovação, mas que aflige a todos, independentemente do tamanho, perfil ou foco de negócios.  

Como podemos entender melhor o problema? O resultado de uma pesquisa recente do Great Place to Work (GPTW) apontou que um dos principais fatores de “permanência” de colaboradores é o chamado reconhecimento profissional. Mas como isso pode se traduzir em algo concreto para os seus funcionários? Pensando nessa questão, a 7COMm desenvolveu a solução 7Coins, que trabalha a premissa dentro do mote da recompensa. 

Mais importante, a ferramenta atua a partir do conceito de Merit Money, que estabelece seis regras gerais para a ideia de um melhor retorno aos profissionais. São elas: não prometer recompensas com antecedência; deixar claro que é algo voltado aos pares e não subordinados – não parte do chefe a iniciativa, mas das pessoas; gratificar comportamentos e não resultados, para não caracterizar algo específico em metas; trazer recompensas constantes e não deixar passar muito tempo; tornar esse reconhecimento público e não privado, para que todos se motivem; e tornar essa política orgânica e constante, não apenas pontual. 

7Coins: do virtual ao mundo real

Na prática, quando os integrantes de um time da sua empresa reconhecem ações ou iniciativas importantes e dignas de aprovação dos seus pares, eles podem atribuir um número de moedas virtuais a partir do 7Coins. E, ao acumular esses créditos, os colaboradores obtêm retorno da empresa por meio de recompensas que podem ser desenhadas com as mais diversas características. 

Além de promover essas regras e a dicotomia reconhecimento/recompensa, o 7Coins atua de forma dinâmica na gestão e avaliação dos colaboradores e traz análises para possíveis ajustes de atuação. Bem como promove a melhoria do ambiente de trabalho a partir de uma competição saudável entre as pessoas, com efeitos interessantes como o crescimento nos graus de satisfação, promoção de aumento de produtividade e melhoria do clima organizacional. 

Não existem contraindicações para a adoção da ferramenta, podendo ser implementado por empresas de todos os segmentos de atuação e de todos os portes. Um cliente, por exemplo, distribui suas moedas virtuais com foco no investimento em treinamento e capacitação das pessoas, uma forma de reconhecimento que retroalimenta o crescimento profissional das pessoas e as motiva a seguir na companhia para obter melhores cargos.  

Ao final, o resultado foi um alto engajamento das pessoas com a filosofia da companhia de valorizar seus profissionais e mesmo entre os colaboradores envolvidos. Algo que extrapola a ideia fria e, por vezes, inócua de recompensas puramente financeiras a partir de metas propostas. 

Se a sua empresa deseja reter talentos, entre em contato com profissionais da 7COMm e saiba como desenhar essa estratégia por meio de reconhecimento e recompensas. 

Post relacionado