Várias pesquisas já mostraram que o aumento da lucratividade das empresas está diretamente ligado ao crescimento da motivação de seus colaboradores. Uma delas, desenvolvida pela consultoria e corretora de seguros Aon, chega a quantificar esse fenômeno mostrando que um aumento de 3 pontos percentuais nos lucros remete a um crescimento de 5 pontos no engajamento da equipe.
Por outro lado, a realidade do Brasil parece demonstrar um movimento na direção contrária a este ciclo. O país é um dos campeões mundiais em rotatividade no emprego, com índice de 38,5%, em 2016. O cálculo é feito com base no estoque de emprego celetista da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e nos registros de admitidos e desligados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Ao analisar as dificuldades que as empresas têm para elevar o engajamento de seus times, o ManpowerGroup listou seis passos com destaque para a comunicação aberta que permite ao colaborador se sentir valorizado além de humanizar as relações de trabalho.
Um dos maiores obstáculos ao engajamento é, sem dúvida, a sensação de falta de reconhecimento que os funcionários têm em relação às organizações para as quais trabalham. Isto acontece porque as agendas sempre apertadas impedem que os profissionais de níveis hierárquicos superiores observem com a precisão necessária o desempenho de cada membro de suas equipes. Quando conseguem, com muito esforço fazer isso, eles têm outra dificuldade que é: Como comunicar isso de forma a não gerar ciumeira no restante da equipe?
Diante deste cenário, qual seria a solução?
A resposta parece estar no conceito de democracia líquida.
Todos os membros avaliando uns aos outros e emitindo feedbacks diretos. Reconhecendo o bom desempenho de quem tem que ser reconhecido e ajudando a identificar necessidades de melhorias em quem precisa melhorar.
É isso o que oferece o Merity Money, uma moeda virtual fictícia, com a qual todos os trabalhadores podem premiar, ou não, seus parceiros de trabalho conforme o desempenho e a contribuição destes para a execução das tarefas.
O modelo foi explicado com profundidade em um e-book desenvolvido pela 7COMm, empresa pioneira no uso desta solução no Brasil, que desenvolveu o aplicativo 7Coins. Ele estimula a troca de reconhecimento mútuo e essa premiação acumulada pode ser usada pela instituição como critério de avaliação em programas de recompensa e promoção.
A lógica é parecida com a dos vídeos games:
Nos jogos de computadores as recompensas por meio de pontos, bônus, aumento de nível e outras conquistas alimentam a satisfação dos jogadores que se sentem cada vez mais estimulados a continuar jogando para conseguir novas bonificações num ciclo vicioso que, em não raros casos, chega a atravessar madrugadas.
Quando as empresas tiverem seus colaboradores tão engajados em suas tarefas quanto os gamers são engajados e felizes em seus jogos, certamente a lucratividade baterá todos os recordes.
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