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Merit Money: o caminho para reconhecer e motivar

Ao analisar as relações de trabalho atuais não é mais novidade a constatação de que o comum hoje em dia é a alta rotatividade dos profissionais. Ao contrário de anos anteriores, poucas pessoas fazem qualquer cerimônia quando surge uma oportunidade de trocar de emprego, gerando grandes problemas para as empresas que muitas vezes fizeram grandes investimentos em sua formação e faziam grandes planos para seu futuro.
Os especialistas apontam que uma das grandes razões para este novo comportamento é a busca pelo reconhecimento. Embora sempre seja de fundamental importância, nos últimos tempos a condição financeira não tem sido o único fator determinante para manter os talentos de forma feliz e produtiva nas equipes.
Com o objetivo de responder a esta necessidade de reconhecer com eficiência o desempenho e garantir a motivação dos colaboradores, o autor de livros como Management 3.0 e Managing for Happiness, Jurgen Appelo, desenvolveu o conceito de Merit Money.
Trata-se de um modelo de sistema de bonificação colaborativo e contínuo que incentiva o apoio e o reconhecimento com foco em ações e comportamentos que realmente contribuem com a melhoria do time como um todo. A principal ideia deste modelo é criar um ambiente seguro baseado na confiança mútua entre os membros do time, empoderando-os para compartilhar a responsabilidade de reconhecer o trabalho de seus companheiros e recompensá-los de acordo com seus próprios critérios.
A prática do Merit Money consiste na criação de uma moeda fictícia, que possibilite o acúmulo de pontos. Periodicamente, cada membro do time receberá uma quantidade igual de pontos, que deverá ser distribuída, por completo e publicamente, para os outros integrantes do time de acordo com a importância de suas contribuições. É muito importante que esta periodicidade não seja tão curta a ponto de não dar tempo de gerar contribuições, nem tão longa que as pessoas não lembrem o que aconteceu. Desta forma, cada membro do time possuirá o acúmulo de créditos que, em períodos aleatórios, podem ser convertidos em dinheiro real de acordo com uma taxa de conversão previamente acordada.
Uma das pioneiras na aplicação da metodologia no Brasil, a 7COMm desenvolveu o aplicativo 7Coins. Com ele, os próprios trabalhadores podem reconhecer a qualidade do serviço desenvolvido por seus pares atribuindo a eles um pagamento em forma de moeda virtual. O acumulo desta premiação pode ser usado pela instituição como critério de avaliação em programas de recompensa e promoção.
O sistema foi testado inicialmente na própria 7COMm, onde pesquisas internas revelaram um salto na satisfação dos colaboradores. Segundo o estudo, no mês de implantação do 7Coins havia um equilíbrio com 50% dos colaboradores se declarando satisfeitos e a mesma proporção assumindo a insatisfação. Já dois meses após a estreia, o percentual de satisfeitos havia subido para 76%. Doze meses depois, o patamar dos contentes havia alcançado 86%.
O sucesso interno levou a 7COMm a oferecer o produto para o mercado em geral e atualmente ele já é usado por duas outras empresas onde 250 pessoas trocam reconhecimento por meio da moeda virtual.
Os especialistas da 7COMm criaram um e-book para que você entenda “Como otimizar o reconhecimento no ambiente de trabalho de forma imparcial e democrática”. Clique aqui e baixe o e-book.
 

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