Menu fechado

Automação de processos com RPA: mais produtividade com menos custo

Automação de processos com RPA: mais produtividade com menos custo

A tecnologia de automação dos processos robóticos (RPA, em inglês) tem se popularizado a cada ano, tornando-se uma ferramenta essencial para acelerar a transformação digital nas empresas. As possibilidades de aplicação de RPA são amplas, contribuindo na operação diária dos mais diversos setores. 

Com o uso de um software robô, atividades manuais repetitivas como preenchimento de planilhas, gestão de estoques e criação de relatórios, são automatizadas em processos digitais. Dessa forma, a empresa ganha mais produtividade com a melhora na eficiência de tarefas operacionais e ainda reduz custos. 

A possibilidade de monitorar indicadores é outro fator que também faz com que o negócio se torne mais produtivo com o uso dessa tecnologia. Tudo o que é feito fica registrado permitindo à empresa analisar as métricas e usá-las como base para tomar as melhores decisões. 

Mesmo com a adoção de robôs de RPA, é importante ressaltar que a tecnologia não vem para substituir a mão de obra, mas sim para melhorar e organizar os métodos de trabalho. O objetivo é gerar mais eficiência aos resultados, e permitir aos envolvidos fazer tarefas que gerem valor à empresa. 

Mercado de RPA em ascensão 

Após movimentar cifras em torno dos US$ 13,9 bilhões em 2021, o mercado de automação digital via RPA deve chegar aos US$ 22 bilhões até 2025. Ou seja, crescer cerca de 63% em quatro anos. É o que indica relatório do grupo Forrester Research, que analisou o mercado de soluções de RPA. 

O estudo indica ainda que, neste ano, 5% das empresas listadas na Fortune 500 – lista publicada pela revista Fortune com as 500 maiores corporações dos Estados Unidos por receita – adotarão soluções de tecnologia de automação para a transformação empresarial. 

Os setores que mais devem investir na tecnologia nos próximos anos são os de serviços financeiros, serviços públicos e saúde, os quais podem representar 41% da receita gerada de RPA. Isso porque são segmentos que possuem muitos processos que envolvem papéis e trabalhos manuais, como arquivamentos e preenchimento de planilhas. 

Sempre atenta às principais tendências de mercado, a 7COMm desenvolve robôs de RPA para os mais diversos segmentos há pelo menos três anos. Para cada cliente é feito um trabalho de assessment, em que são mapeados todos os processos para identificar gargalos e calcular o potencial de automação. 

Entre em contato com nossos especialistas e saiba como a sua empresa pode ter a melhor experiência de usabilidade e resultados com a tecnologia de RPA.

Post relacionado