Menu fechado

Scrum Master: peça estratégica no squad de desenvolvimento

Squad de desenvolvimento

Ter um squad de desenvolvimento em sua empresa é um caminho para organizar equipes de alta performance, capazes de gerar entregas com maior qualidade e eficiência por meio do framework ágil Scrum. Juntamente com o Product Owner (PO) e o Time de Desenvolvimento, destaca-se o Scrum Master, profissional fundamental para facilitar o trabalho de toda a equipe.

Atuando como um líder técnico, assim como um gerente de projetos, o Scrum Master guia os demais integrantes do time multidisciplinar a trabalhar em um projeto nos moldes do Scrum. Ele é somente um orientador, pois seu objetivo é desenvolver a independência da equipe, potencializando as habilidades dos envolvidos para que consigam chegar às soluções sozinhos.

Enquanto o PO precisa ter muito conhecimento do negócio onde está inserido, o Scrum Master deve familiarizar-se com os métodos ágeis e as técnicas necessárias para sua utilização. Assim, ele precisa ser o maior conhecedor do assunto no time, deve compreender e dominar os princípios, valores e práticas do Scrum.

Entre as responsabilidades de um Scrum Master estão: auxiliar o time de desenvolvimento a encontrar maneiras de gerar entregas de alto valor; ensinar e liderar a equipe para criar produtos de alto valor; bem como livrar-se de impedimentos para o progresso do desenvolvimento.

Soft skills do Scrum Master em squad de desenvolvimento

As chamadas soft skills, habilidades de comunicação, proatividade e resolução de problemas, são umas das principais características de um Scrum Master. Aprender a administrar as emoções, a gerenciar seu tempo, e a criar uma cultura de feedback, ou seja, de dar retorno aos profissionais da equipe sobre o trabalho desenvolvido incentivando-os a fazer melhor, são algumas formas de desenvolver ou fortalecer soft skills.

Scrum Masters lideram pessoas, não processos, promovendo uma comunicação saudável e eficaz no time. Eles são procurados pelos membros da sua equipe para a solução de problemas e são confiáveis para aconselhamento pessoal e profissional. Por causa disso, têm pulso firme em seus departamentos.

Resumindo, Scrum Masters são capazes de sintetizar, mobilizar e otimizar uma equipe produtiva. Eles não são apenas mestres da estrutura ágil de conhecimento, mas também possuem talento para trabalhar com pessoas, processos e gestão.

Primordialmente, a 7COMm disponibiliza um Scrum Master para atuar diretamente com o PO da sua empresa. Dessa forma, o controle da produtividade e a qualidade na internalização de demandas são ampliados, pavimentando o caminho para a eficiência. Os squads de desenvolvimento da 7COMm são configurados em grupos, conforme a necessidade dos desafios dos clientes e propósitos de negócios. Dessa forma, garantem entrega de valor. Entre em contato e saiba como sua empresa pode ter uma estratégia de squad produtiva e eficaz.

Post relacionado