As evoluções tecnológicas com Inteligência Artificial (IA) continuam surpreendendo. A mais recente é a IA Generativa (IAG), que se tornou assunto do momento, e considerada um motor capaz de criar habilidades e potencial criativo em todos os setores.
A IAG está em fase de descobertas. Por isso, o quanto antes entender seu funcionamento e como explorá-la, mais chances de sair à frente na criação de oportunidades que pode proporcionar aos negócios.
Mas o que é IA Generativa? É uma ferramenta de IA, apoiada em modelos de linguagem para conversar com usuários e trazer respostas em linguagem natural. Uma das suas principais habilidades é a de resumir conteúdos complexos, tornando-os mais acessíveis e fáceis de entender. Trata-se de um recurso muito útil para profissionais que precisam lidar com grande quantidade de informações e desejam otimizar o tempo de pesquisa e análise.
O ChatGPT, criado pela OpenAI, é a IA Generativa mais popular do momento. Contudo já há outras ferramentas similares. Entre elas, o Adobe Express (Adobe XD), para design e prototipagem, voltada à criação de interfaces e experiência do usuário. Outras que vêm chamando a atenção são o Google Bard, que traz no DNA a linguagem de programação JavaScript e os Large Language Models (LLMs), que são modelos de linguagem de grande escala, usados no universo da IA.
IA Generativa no mercado corporativo
A popularização instantânea e grandiosa da IAG no mercado aconteceu não somente pelo amplo universo de benefícios que proporciona, mas também pelo baixo custo de aquisição e até mesmo gratuito.
Mas a ferramenta não gera bons resultados sozinha. É preciso ser conduzida por humanos. E não é qualquer humano. As respostas serão tão eficientes, precisas e inovadoras quanto a excelência da condução. Um bom condutor de IAG está sendo chamado de “prompter” ou “engenheiro de prompter”, este profissional que deverá ter conhecimento amplo do mercado a ser explorado, com habilidades diferenciadas (perspicácia, questionamento aguçado e habilidade para realizar perguntas inovadoras e pertinentes).
Aqui na 7COMm formamos um time específico para ajudar empresas de todos os setores a explorar com eficiência a tecnologia. Tendo como foco os objetivos de cada negócio.
Alguns benefícios da IAG no mundo corporativo
Conteúdo automatizado: relatórios, descrições de produtos, scripts e muito mais podem ser criados com economia de tempo, aumentando a eficiência e a produtividade das equipes de marketing e áreas de negócios.
Conteúdo personalizado para clientes: recomendações de produtos, mensagens de marketing direcionadas e comunicações personalizadas. A personalização em massa pode melhorar o engajamento do cliente e impulsionar vendas.
Design e criação: aliada no processo de design e criação, gerando ideias e sugerindo soluções criativas, como logotipos, layouts de sites e interfaces de usuário.
Análise de dados: permite processar grandes conjuntos de dados e extrair insights com agilidade e precisão, acelerando a identificação de padrões, tomadas de decisão, tendências e oportunidades de negócios de forma mais eficiente.
Atendimento aprimorado: melhora o atendimento ao cliente, automatizando respostas a perguntas frequentes e fornecendo suporte em tempo real. Chatbots baseados em IAG podem interagir com os clientes de forma mais natural e eficiente, oferecendo respostas rápidas e precisas.
Automação de tarefas repetitivas: automatiza tarefas repetitivas e tediosas, como classificação de documentos, triagem de e-mails, entrada de dados e processamento de formulários. Isso libera os funcionários para se concentrarem em tarefas mais complexas e estratégicas.
Não há dúvidas de que a Inteligência Artificial Generativa pode revolucionar o mercado corporativo e a vida das pessoas. Mas precisa ser aplicada de forma criativa e inovadora, apoiada em uma condução com muito conhecimento e capacidade para extrair o máximo do seu potencial, aliado aos objetivos de cada negócio. A 7COMm pode ajudar nesse processo. Fale com nossos especialistas.