Menu fechado

Blockchain e Real Digital: como a moeda virtual pode beneficiar o negócio

Blockchain e Real Digital: como a moeda virtual pode beneficiar o negócio

Depois do Pix, o sistema financeiro nacional se prepara para a próxima inovação nos meios de pagamento. Vem aí o Real Digital, que já está sendo considerado como o “dinheiro do futuro”. Na prática, ele é exatamente como as notas e moedas que você tem na sua carteira, com a diferença de existir apenas no ambiente virtual, podendo ser usado em transações pela internet.

Ao contrário de uma criptomoeda, cuja essência está na descentralização, a nova moeda digital brasileira terá uma divisão especial no Banco Central para estudar e evoluir o assunto de moedas digitais, o CBDC (Central Bank Digital Currency). Ou seja, será controlada por uma autoridade monetária.

O projeto foi anunciado no país em maio deste ano e as discussões sobre sua implementação continuam a avançar. Segundo o Banco Central, em 2022 o país começará as provas de conceito (PoC) com a moeda virtual, e nelas poderá haver o uso de Blockchain. Isso não significa, no entanto, que a moeda digital do Brasil será construída em Blockchain. A tecnologia já experimentada por outros países e com várias soluções pode de repente ser utilizada.

Em determinado momento, a tecnologia terá lugar de destaque no sistema financeiro nacional. Contudo, o BC ressalta que ainda precisa esgotar todas as possibilidades do Pix antes de explorar uma nova plataforma. A previsão é de que a novidade seja implementada entre 2023 e 2024.

Na verdade, esse é um movimento global, protagonizado por vários países. De acordo com o site CBDC Tracker, hoje, 81 países já exploram a ideia de criar sua própria moeda digital. Bahamas, China, Coreia do Sul, Estados Unidos e Suécia são exemplos que já estão com seus projetos de moeda virtual em andamento.


Vantagens do Real Digital

O sistema financeiro brasileiro se beneficiará de diversas formas com o Real Digital. As principais vantagens são a redução de custos para impressão do papel-moeda, facilidade e segurança nas transações, além da interoperabilidade e integração, para que a novidade possa ser utilizada em pagamentos transfronteiriços.

Para as empresas, o Real Digital pode ser um meio de pagamento revolucionário. A nova moeda promete estimular novos modelos de negócio em uma economia digital, facilitando transações e a implantação dos chamados smart contracts (contratos inteligentes).

A redução de custos e a capacidade de diminuir o tempo para disponibilizar produtos e serviços são alguns dos principais valores do desenvolvimento e arquitetura de projetos em Blockchain. Por isso, a tecnologia poderá ser uma grande aliada no uso da nova moeda.

Para ganhar destaque neste cenário, a 7COMm está negociando uma parceria que promete contribuir ainda mais para a inovação que o Real Digital trará ao mercado. Enquanto a nova moeda não é lançada, fale com um de nossos especialistas e acelere sua transformação digital com nossos projetos em Blockchain.

Conteúdo assinado por Sergio Medeiros, Professional Services Especialist.

Post relacionado