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Assertividade: o caminho do líder

por Fátima Motta*
Assertividade é uma palavra que se ouve com frequência nos dias de hoje, mas qual seu significado e importância para o comportamento das pessoas em geral? Será que faz sentido no mundo corporativo?
Vejamos!
Podemos definir assertividade como a habilidade social de fazer afirmação dos próprios direitos e expressar pensamentos, sentimentos e crenças de maneira direta, clara, honesta e apropriada ao contexto, de modo a não violar o direito das outras pessoas.
Segundo o dicionário Houaiss assertividade é “a qualidade ou condição do que é assertivo”. Assertivo: “que faz uma asserção; afirmativo locutor declara algo, positivo ou negativo, do qual assume inteiramente a validade; declarativo; afirmação que é feita com muita segurança, em cujo teor o falante acredita profundamente”.
Ou seja, assertividade é a forma de comunicação que permite que falemos nossas verdades. Então, podemos afirmar que ser assertivo é fundamental para qualquer ser humano, em qualquer lugar que esteja, desde que tenha como objetivo posicionar-se e ser verdadeiro.
Diferente de arrogância
Cabe ressaltar que assertividade não é agressividade, nem arrogância, uma vez que não significa falar de qualquer jeito o que se pensa, mas sempre levar em consideração o direito do outro, o respeito e a gentileza.
No ambiente de trabalho, por vezes os profissionais têm medo de assumir seus papéis de forma direta e autêntica e acabam engolindo o que pensam ou fazendo fofoca, pois esse é um meio usualmente praticado por quem é imaturo e não assertivo. Não falam para a pessoa diretamente o que precisa ser dito, mas dizem para um terceiro, complicando as relações, diminuindo a produtividade, entre outras consequências.
Há também os que são agressivos verbalmente, usando palavras e tons de voz que violam o direito dos outros.
Assertividade, portanto, é nem ser não assertivo e nem agressivo. É posicionar-se com clareza e objetividade sobre assuntos relevantes.
Benefícios para a empresa
Para a empresa a assertividade traz inúmeros benefícios, desde a melhora do clima até o aumento da produtividade, com melhora no desempenho dos colaboradores e maior rapidez nas tomadas de decisão. Para o colaborador, sente-se importante, respeitado, forte, importante e capaz. Para o líder, então, a assertividade é fundamental  em quase todas suas ações. Vejamos alguns exemplos:

  1. Nas entrevistas de seleção: quando o líder é assertivo faz perguntas claras e objetivas, escuta as respostas e estabelece uma ligação com o candidato, capaz de ajudá-lo nas decisões a serem tomadas;
  2. Nas orientações diretas e treinamentos: tornam claras e precisas suas expectativas e formas como o trabalho precisa ser realizado;
  3. Nas avaliações e feedbacks: clareiam com objetividade os realinhamentos necessários e enfatizam os pontos positivos.
  4. Nas demissões: deixam claro o motivo e ajudam no autoconhecimento e desenvolvimento dos colaboradores.

Um comportamento não assertivo gera conflitos, fracassos e mal estar nas organizações. Sendo assim, aquele que está em posição de liderança precisa ter claro qual o seu papel e como desenvolver comportamentos desejáveis e salutares para influenciar positivamente sua equipe.
 
Sobre Fátima Motta
*Sócia-diretora da F&M Consultores. Mestre em Administração e Doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP.  Professora da ESPM e da FIA-USP
 
Fonte: vagas.com

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