Menu fechado

Entendendo a Lei Sox e seu impacto sobre sua empresa

A Lei Sarbanes-Oxley, ou simplesmente Sox, é uma lei criada nos Estados Unidos para promover a transparência de gestão e evitar fraudes financeiras na governança corporativa.
Essa lei foi gerada a partir de uma série de escândalos financeiros em grandes empresas, como Enron, WorldCom e Tyco, ocorridos no fim da década de 1990 e começo dos anos 2000. Essas empresas foram condenadas por obstrução da justiça ao maquiar balanços financeiros para esconder dívidas e proteger seus acionistas. Esses escândalos levaram as empresas à falência, gerando prejúizos e ações judiciais no valor de bilhões de dólares e desempregando dezenas de milhares de pessoas.
O impacto desses eventos foi tão grave que levou o Congresso dos EUA a criar uma lei para combater esse tipo de fraude nas grandes corporações. Surge assim, em 2002, a Lei Sarbanes-Oxley, que leva o nome de seus criadores (o senador Democrata Paul Sarbanes e o deputado Republicano Michael Oxley) e impõe às empresas que atuam nos EUA uma série de normas de auditoria financeira, afim de promover a transparência de gestão e evitar novas fraudes.
A Lei Sox gerou um profundo impacto nos processos de TI de empresas do mundo todo e acabou por levar à reforma do processo de gestão financeira e de tecnologia da informação de todas as corporações. Todas as empresas dos EUA, grandes ou pequenas, são obrigadas a cumprir a lei.
Para mais informações sobre e ler a lei na íntegra, acesse http://www.sec.gov/about/laws.shtml#sox2002.

O Sox e a TI

A seção 404 da Sox estabelece uma série de normas que abordam o impacto da Sox na área de TI. Dentre essas exigências, estão a inclusão de uma auditoria própria do controle financeiro interno da própria empresa nos relatórios anuais, o controle de acesso aos diretórios e a automatização do processo de transferência de dados de forma que o envio das informações não tenha interferência manual.
Sistemas de gestão integrados, CRM, sistemas de internet banking e outras ferramentas usadas para o gerenciamento de informações de empresas devem ser adequados à Sox.

O impacto da Sox no Brasil

Adequar-se à Sox é essencial para o crescimento de sua empresa pois, além de garantir um processo eficiente de auditoria financeira, permite que sua empresa esteja apta a realizar negócios com multinacionais e empresas do exterior. Por mais que o território brasileiro não faça parte da jurisdição da Sox, escritórios de multinacionais devem está em conformidade para a troca de informações financeiras com suas matrizes.
Pensando nesse cenário, a 7Net disponibiliza o EDI7, sua solução em transferência de arquivos 100% em conformidade com a Lei Sox. Com o EDI7, sua empresa consegue fazer o envio de informações confidenciais como pagamentos e cobranças de forma simples e rápida, além de garantir integridade e segurança desses dados, evitando fraudes. Independente se sua empresa precisa se adequar ao Sox ou não, o uso do EDI7 só trará benefícios.
Conheça mais essa solução em www.edi7.com.br.
Por: Fabricio Zuccherato