Isso já não é novidade, mas nunca deixará de ser surpreendente. A pessoa entra no site de uma livraria, por exemplo, e a primeira oferta que aparece é justamente o livro mais recente do autor que ela mais gosta.
Surpreso e ao mesmo tempo feliz com a prontidão do surgimento do objeto de desejo, na maioria das vezes, o consumidor só vai se dar conta de perguntar: “Como é que eles sabiam que era isso o que eu queria?”, depois de ler o primeiro capítulo.
Mas assim como todas as atrações apresentadas pelos ilusionistas têm suas explicações lógicas que diminuem o encanto das palavras mágicas, no caso das vendas no e-commerce isto também acontece. E neste último caso, as tais palavras mágicas podem ser resumidas em letras. Mais especificamente quatro delas que são AI + UX. As abreviações de Inteligência Artificial + User Experience.
Não é mais segredo para ninguém que a AI pode personalizar uma experiência de compra e os varejistas estão cada vez mais percebendo isso. Com a aprendizagem automatizada um site pode saber qual produto colocar em frente do cliente. Isso já fez com que os sites de comércio eletrônico otimizados para a UX tenham conseguido um patamar de 70% mais produtos vendidos com uma redução de 90% nos custos de suporte.
Em uma matéria do portal https://tech.co/, o CTO da PointSource, Barry Pellas explicou que quando a AI é incorporada à imagem, as equipes de UX recebem a capacidade de utilizar este novo conjunto de ferramentas e criar experiências mais atraentes. A AI pode aprender o comportamento dos usuários e nos permitir envolve-los em um nível pessoal com base em como eles preferem ou planejam utilizar um aplicativo ou sistema. A AI também pode prever o que acontecerá com base no contexto dos usuários, de modo que a próxima ação esteja alinhada com a intenção do usuário.
Uma vez que pode identificar o contexto em que o usuário interagiu com a loja anteriormente, o sistema baseado em AI +UX tem condições de desenvolver um fluxo rápido para o usuário comprar e movimentar a engrenagem de vendas com poucos cliques.
Essa mágica não está acessível somente para os lojistas virtuais. O truque é possível de ser aprendido e executado por todos que dominarem essa linguagem. Isto explica porque a indústria de Inteligência Artificial que atualmente gira US $ 15 bilhões tem a previsão de movimentar cerca de US $ 70 bilhões em 2020. Por isso esqueça o Abracadabra. Domine o AI + UX.