Os principais expoentes da comunidade ágil internacional se reuniram em San Diego, Califórnia, na semana passada para a realização da Conferência AGILE2018, o maior encontro internacional de praticantes de metodologias ágeis. O evento tem o objetivo de promover o desenvolvimento ágil de software e aprofundar o conhecimento sobre as metodologias ágeis, examinando maneiras ainda mais sofisticadas de aumentar sua eficácia.
Um dos destaques da programação foi a palestra de Kim Scott, autora do livro: “Empatia Assertiva. Como Ser Um Líder Incisivo Sem Perder a Humanidade”, best-seller do The New York Times e do The Wall Street Journal. Na ocasião ela apresentou os conceitos do framework que desenvolveu e que leva o titulo de Radical Condor.
A ferramenta tem o propósito de melhorar o desempenho profissional por meio do feedback. De acordo com a especialista, o feedback é profundamente desconfortável para a maioria das pessoas, “Mas é o bloco de construção atômico de bons relacionamentos no trabalho”, disse. Para ampliar o poder desta prática, a dinâmica desenvolvida por Scott, leva os profissionais a se concentrarem em cuidar pessoalmente das ações e se desafiarem diretamente ao mesmo tempo.
O assunto também foi abordado por Johanna Rothman, autora de mais de dez livros, incluindo “Crie seu projeto ágil bem-sucedido: colabore, avalie, distribua” e “Gerencie seu portfólio de projetos: aumente sua capacidade e termine Mais Projetos”.
Ela aconselhou a substituição de grandes planejamentos pelo uso de um planejamento menor e contínuo que incorpore o feedback. “Quando o planejamento trimestral funciona, é ótimo. No entanto, muitas vezes isso não funciona porque nossas suposições não são válidas”, disse.
Segundo ela, abordagens ágeis permitem concluir pequenos projetos e avaliá-los. “Se pudermos gerar a visão geral do produto, e ainda assim sermos capazes de mudar o que as equipes trabalham a seguir, tão frequentemente quanto todos os dias, então poderemos ter a melhor abordagem possível para planejamento e entrega de produtos. É por isso que o uso de mapeamentos ágeis e enxutos funciona tão bem para produtos que levam três meses ou mais para serem entregues”, disse.
Ao todo, a conferência teve 296 palestrantes que representam perspectivas e vozes variadas. “A quantidade impressionante de debates e sessões serviram como motivação e estímulo para aperfeiçoarmos o mundo do desenvolvimento de software.”, disse o presidente da conferência AGILE2018, Brian Button.
Se sua companhia também precisa aperfeiçoar o desenvolvimento de software e ampliar a eficácia do feedback, os especialistas da 7COMm estão completamente conectados com as discussões da conferência e prontos para contribuir. Vamos ser ágeis juntos. Entre em contato.